Carlos Sainz conquista a segunda pole consecutiva e larga na frente no GP de Singapura
setembro 16, 2023Líder isolado do Mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen, da Red Bull, ficou apenas em 11º e sob ameaça de diversas sanções por ter incomodado pilotos no pit lane
O piloto espanhol Carlos Sainz (Ferrari) conquistou neste sábado, 16, a pole position do GP de Singapura e largará na primeira posição no domingo, 17, no circuito urbano de Marina Bay, à frente do britânico George Russell (Mercedes). A outra Ferrari, do monegasco Charles Leclerc, partirá do terceiro lugar, bem à frente do atual líder isolado do Mundial de Fórmula 1, o holandês Max Verstappen (Red Bull), que ficou apenas em 11º e sob ameaça de diversas sanções por ter incomodado pilotos no pit lane. O destaque negativo ficou por conta da Red Bull, que ficou fora do Q3 — isso não acontecia com seus dois pilotos desde o GP da Rússia de 2018.
Sainz confirmou a pole com o tempo de 1min30s984, contra 1min31s056 de Russell. A corrida classificatória ainda teve uma forte batida de Lance Stroll ainda no Q1. Apesar da gravidade, o piloto da Aston Martin saiu ileso. O acidente resultou na bandeira vermelha, que paralisou a classificação por cerca de 30 minutos. O mais prejudicado foi Oscar Piastri, que não conseguiu encaixar uma volta rápida e acabou sendo eliminado. Antes da bandeira vermelha, o Q1 foi cheio de surpresas. Yuki Tsunoda liderou, seguido por Sérgio Perez, Nico Hulkenberg, Liam Lawson e Kevin Magnussen. Após liderar todos os treinos livres, Carlos Sainz foi mais econômico e avançou com o sétimo tempo. Max Verstappen foi nono.
Após a paralisação, os olhos ficaram voltados no Q2 para os pilotos da Red Bull, que continuaram brigando com o carro, assim como foi em todos os treinos livres. Em sua última tentativa de encaixar uma volta rápida, Sergio Pérez rodou e acabou eliminado O mexicano foi salvo por Max Verstappen, que também caiu fora e soltou palavrões no rádio. “Não sei se vocês viram aquilo, mas foi chocante. Uma experiência chocante para c***”, disse o piloto da Red Bull.
Quem tirou o holandês do Q3 foi Liam Lawson, da Alpha Tauri, que fechou com o décimo melhor tempo. Já Carlos Sainz voltou a ser protagonista e fechou o Q2 em primeiro, com George Russell e Fernando Alonso na cola. O piloto da Aston Martin cresceu muito na reta final. O Q3 teve emoção apenas na volta final. Sainz cravou a melhor volta e comemorou a segunda pole consecutiva após Russell fechar em segundo, e Leclerc, em terceiro.
*Com informações da AFP e do Estadão Conteúdo