Carro fumacê circulará em bairros de Aracaju na próxima semana
setembro 7, 2023Entre os dias 11 e 15 de setembro, o carro fumacê circulará em cinco bairros de Aracaju para realizar o primeiro ciclo de aplicação de inseticidas. Esta estratégia é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado e visa reforçar o combate ao Aedes aegypti nos bairros com maiores notificações de casos de doenças transmitidas pelo mosquito na capital.
Os cinco bairros contemplados serão Farolândia, Salgado Filho, Centro, Inácio Barbosa e Santos Dumont. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Taise Cavalcante, estes primeiros bairros foram escolhidos pelo critério de densidade populacional, resultado do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e a incidência dos casos de dengue, zika e chikungunya.
“Até o dia 6 de outubro, o carro fumacê passará pelos mesmos cinco bairros, pois, para um bom resultado da ação, é preciso realizar quatro ciclos de aplicação, um em cada semana. A aplicação é dividida de acordo com o ciclo de desenvolvimento do mosquito, pois, da maturação do ovo até a formação do mosquito adulto, são passados sete dias. O carro fumacê deve retornar a cada sete dias para eliminar os novos mosquitos que foram gerados durante a semana anterior, pois, o ovo dessa semana é o mosquito da semana que vem”, explica a diretora.
Próximos ciclos
O segundo ciclo de aplicação vai do dia 18 ao dia 22 de setembro, ainda nos mesmos bairros (Farolândia, Salgado Filho, Centro, Inácio Barbosa e Santos Dumont). Já o terceiro ciclo será realizado de 25 a 29 deste mês, e o quarto e último ciclo destes bairros será realizado de 2 a 6 de outubro. No bairro Centro, a aplicação acontecerá pela manhã e no bairro Salgado Filho, no período da tarde.
Cuidados especiais
A ação será realizada em dois horários, pela manhã, a partir das 5h, e à tarde, a partir das 17h, pois nesses períodos do dia normalmente não existem correntes de ar significativas, que poderiam influenciar a eficácia da aplicação, além de facilitar a operacionalidade devido a menor intensidade do tráfego urbano de veículos nesses horários.
“Também é importante salientar que os mosquitos permanecem voando geralmente em altura inferior a 2 m, preferencialmente próximo ao solo, e que os horários de atividade de alimentação sanguínea de Aedes aegypti estão sincronizados com os períodos de aplicação do carro fumacê. Orientamos que deixem portas e janelas abertas no momento da passagem do carro, para que o produto possa entrar nos imóveis, devendo cobrir os alimentos que estejam em contato com o ambiente, e também manter pessoas sensíveis afastadas no momento da aplicação”, orienta Taise.
Ações e colaboração da população
O gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), Jeferson Santana, destaca que, em paralelo à estratégia do carro fumacê, os agentes de endemias continuam realizando visitas domiciliares, aplicando fumacê costal e mutirões aos sábados nos bairros que não foram contemplados com o carro fumacê. As ações estratégicas desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju não diminuem a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa e deve adotar cuidados preventivos à proliferação do mosquito.
“Nossa orientação é que as pessoas observem suas casas, seus quintais e que, se tiver a necessidade de armazenar água em lavanderias, caixas d’água e tonéis que os recipientes sejam muito bem tampados, e mantenham uma rotina de limpeza pelo menos uma vez por semana. O mosquito se desenvolve, principalmente, em locais com água parada e limpa. Então, é necessário que a população redobre a atenção e evite que a água fique parada porque ali pode se tornar um possível criadouro, um foco de mosquito”, reforça Jeferson.
Denúncias e notificação
A população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo e-mail saúde.ouvidoria@aracaju.se..gov.br, enviando fotos e vídeos dos locais com focos, e ainda pelo telefone 0800 729 3534, opção 2, para registrar sua denúncia de imóveis fechados ou locais que estejam com focos do
Fonte: PMA