Trabalhadores da FHS farão mobilização para reivindicar melhorias
junho 2, 2023Trabalhadores da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) irão realizar uma mobilização no dia 13 e uma paralisação no dia 16 de junho. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa).
O objetivo da mobilização e da paralisação é chamar atenção para as demandas da categoria, que segundo o Sindicato, não estaria sendo atendida pela FHS. No dia 13 de junho, o ato será realizado em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe e no dia 16 de junho, uma paralisação de 24 horas, que inicia a partir das 7h em Nossa Senhora das Dores, interior do estado.
Dentre as reivindicações que o Sindicato quer discutir, estão as cláusulas econômicas acerca do Acordo Coletivo do Trabalhadores (ACT) 2023/2024, reajuste salarial no mesmo percentual de 10%, pagamento do Piso da Enfermagem e revisão Plano de Emprego e Remuneração (PER).
Em Assembleia Extraordinária, foi comunicada a necessidade da FHS agendar uma reunião entre o Sintasa, fundação, governador, secretário do Estado da Saúde e representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em um prazo de 72h.
SES
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que mantém um canal de diálogo aberto com os servidores.” A SES atua de maneira democrática, respeitando o direito de greve, mas, até o momento, não houve comunicado oficial sobre a greve. Porém, salientamos que, os serviços essenciais à população serão mantidos, como atendimentos de urgência e emergência”, destacou a pasta da Saúde.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos