IR 2023: em novo recorde, mais de 38,5 milhões já enviaram suas declarações; veja como terminar a sua
maio 31, 2023A Receita Federal recebeu mais de 38,5 milhões de declarações de Imposto de Renda até 12h15 desta quarta-feira (31), último dia para envio do documento. O número já representa um recorde consecutivo: em 2022, o volume de declarações recebidas já havia sido o maior até então: 36,3 milhões de declarações.
A expectativa inicial do Fisco era receber algo entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações em 2023. Já atingiu o primeiro patamar e considerando que ainda restam algumas horas até o prazo final da temporada é possível que o volume de envios alcance a meta mais alta proposta.
A Receita anunciou que o recorde do ano anterior foi batido nesta terça-feira (30), por volta de 18h, quando foram recebidas 36.525.064 declarações.
Para terminar a sua declaração
Se você faz parte do grupo de cerca de 3 milhões de pessoas que ainda não enviou a declaração, utilizar a pré-preenchida pode ser uma saída rápida, na avaliação de especialistas.
Outra opção é utilizar o guia rápido que o InfoMoney preparou para ajudar os contribuintes atrasados.
Mas, se por algum motivo não der tempo de terminar, a orientação dos especialistas é enviar a declaração mesmo incompleta para evitar multas.
Resumo da temporada
Ebook Gratuito
Como declarar investimentos no Imposto de Renda
Cadastre-se e receba um manual com as informações necessárias para declarar cada tipo de investimento
Do total de contribuintes que já enviaram o documento, 62,3% têm imposto a restituir, 19,5% têm imposto a pagar e 18,1% não possuem imposto a pagar ou a restituir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, das 37,7 milhões de declarações entregues, 23% delas ou 8,6 milhões foram enviadas no modelo pré-preenchido, que é automatizado e já traz os dados prontos em determinados campos para o contribuinte. A expectativa da Receita é receber 25% do total nesse formato.
De qualquer maneira, esse resultado preliminar já é um avanço em relação ao ano passado, quando apenas 7,6% ou 2,9 milhões das declarações entregues foram feitas nesse modelo.
São Paulo é disparado o estado com o maior número de envios de declarações, com 12 milhões de entregas até o momento. Depois vem Minas Gerais, com 3,6 milhões de entregas, e Rio de Janeiro, com 3,4 milhões.
Restituição
O primeiro lote da restituição de IR 2023 é pago também nesta quarta-feira (31) para os contribuintes que fazem parte dos grupos prioritários e demais contribuintes que enviaram suas declarações logo no começo da temporada.
Serão depositados R$ 7,5 bilhões, o maior valor da histórias, para 4,1 milhões de contribuintes.
Veja o calendário:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- primeiro lote (31 de maio);
- segundo lote (30 de junho);
- terceiro lote (31 de julho);
- quarto lote (31 de agosto);
- e quinto e último lote (29 de setembro).