Meu plano de saúde é pago por um MEI: consigo deduzir os gastos no Imposto de Renda?

Meu plano de saúde é pago por um MEI: consigo deduzir os gastos no Imposto de Renda?

maio 20, 2023 Off Por JJ

Dúvida de leitor: Minha esposa é dependente no meu IR e está cadastrada como MEI para confecção de alimentação saudável, com uma arrecadação mensal irrisória no momento. Ela fez um plano de saúde com o CNPJ dela para ela, eu e nosso filho. Ocorre que sou eu quem paga o plano de saúde. Como declarar os gastos neste caso? Posso deduzir algum valor?  

Resposta por Valdir Amorim*

“A resposta é Sim. esses gastos podem ser deduzidos como despesa médica na sua Declaração de Ajuste Anual, mesmo que o plano de saúde tenha sido feito com o CNPJ dela.

De acordo com a Receita Federal, se o plano de saúde é contratado e pago pela MEI como benefício aos funcionários, não é dedutível.

Newsletter de Seguros

Cadastre-se na “Segura Essa” e receba semanalmente as principais notícias que você não pode deixar de saber sobre o universo dos seguros de um jeito rápido e fácil.

No entanto, se o plano é contratado pela MEI (neste caso, sua esposa), e a dona e dependentes tiverem que arcar com o pagamento do plano (seja descontando do salário, seja reembolsando a MEI) e sua esposa tiver comprovação de que esse ônus financeiro pelo pagamento é dela, pessoa física, é possível deduzir na sua declaração.

Informe os pagamentos do plano na ficha ‘Pagamentos Efetuados’, sob o código ’26 – Planos de Saúde no Brasil’.

Os seus gastos com o plano de saúde e os da sua esposa devem ser informados separadamente, ou seja, os seus gastos devem ser informados na aba ‘Titular’, e os da sua esposa no campo ‘Dependente’.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cabe lembrar que a sua esposa deve apresentar a Declaração Anual Simplificada para o MEI (DASN-SIMEI), quanto as informações relativas à atividade empresarial dela como Pessoa Jurídica MEI no ano-calendário de 2022.

A entrega é obrigatória memo que o MEI não tenha tido receitas durante o ano. O prazo de entrega é até o dia 31 de maio.”

*Valdir Amorim é coordenador da consultoria  tributária IOB.

LEIA MAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE