O plantão pediátrico no Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju, também está funcionando com restrições. A limitação no atendimento está ocorrendo desde a última quarta-feira, 12, e conforme a assessoria de comunicação da unidade, está relacionada à alta demanda por atendimentos devido ao período de sazonalidade de doenças respiratórias. O mesmo problema também foi registrado no Hospital da Criança que segue com restrições desde a última quinta-feira, 13.
De acordo com o Hospital Santa Isabel, essa restrição é uma estratégia para continuar atendendo ininterruptamente as crianças mais graves e ocorre em duas situações: superlotação na observação (onde os pacientes aguardam exames ou reavaliação do médico) ou pacientes graves que ocupem todos os leitos de estabilização (leitos com ventilação mecânica e monitorização contínua).
O hospital disse ainda que a equipe plantonista sempre tem atuado de forma a suportar o fluxo e manter o atendimento, acolhendo a todos os pacientes que necessitem de atendimento de emergência, principalmente os casos mais críticos que são acolhidos de imediato. A unidade também destacou que informa a toda a rede de atendimento pediátrico quando ocorre alguma restrição a fim de organizar melhor o fluxo.
A orientação dos profissionais de saúde é que os pais somente busquem as urgências em casos mais graves. Se a criança apresentar febre há menos de três dias, coriza e alimentação razoável, a orientação é levar as unidades básicas de saúde. Mas se os sintomas persistirem e a criança tiver chorosa, sem se alimentar e com desconforto respiratório, a dica é levar a criança a urgência de um hospital.
Por Verlane Estácio