Binance atinge menor market share desde falência da FTX

Binance atinge menor market share desde falência da FTX

abril 4, 2023 Off Por JJ

A exchange de criptomoedas Binance atingiu sua menor participação de mercado desde o colapso da corretora FTX, em novembro. Segundo dados da plataforma de inteligência Kaiko, a gigante registra 54% de market share, contra 70% em agosto do ano passado.

A perda de espaço da Binance ocorre na esteira de uma série de crises que começou com a dúvida de investidores sobre a segurança de corretoras cripto após a queda da FTX, passando, no começo de 2023, pela interrupção nas emissões da criptomoeda Binance USD (BUSD).

Mais recentemente, a empresa e seu fundador e CEO, o sino-canadense Changpeng “CZ” Zhao, viraram alvos de reguladores norte-americanos em um processo que acusa o grupo de infringir leis dos Estados Unidos ao ofertar derivativos a residentes no país.

Além disso, a Binance estaria perdendo traders que foram atraídos por uma promoção de taxa zero para negociações com Bitcoin, que terminou na última semana.

“O excesso de volume da Binance desapareceu em grande parte com o fim das negociações com taxa zero, o que se refletiu em uma dispersão uniforme na participação de mercado entre as bolsas restantes”, de acordo com um relatório da Kaiko.

A casa observa, no entanto, que não é só a Binance que está em posição desconfortável. Exchanges com operações nos EUA também estão fragilizadas no momento diante da maior pressão regulatória, disseram os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Coinbase, por exemplo, a maior bolsa cripto com sede nos EUA, também viu sua participação de mercado cair no primeiro trimestre. A exchange passou de uma média semanal de 60% para 49% de market share, enquanto a Binance.US , braço americano da corretora, ganhou espaço subindo de 8% para 24%, disse a Kaiko.