Ministério Público do DF pede condenação de Nelson Piquet por comentários sobre Hamilton

Ministério Público do DF pede condenação de Nelson Piquet por comentários sobre Hamilton

março 10, 2023 Off Por JJ

Decisão é consequência do processo movido por entidades e organizações sociais, que acusam o brasiliense de racismo e homofobia contra o heptacampeão mundial de Fórmula 1

JOE KLAMAR / AFPNelson Piquet é tricampeão de Fórmula 1
Nelson Piquet é tricampeão mundial de Fórmula 1

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu na última quarta-feira, 8, a condenação do ex-piloto Nelson Piquet por declarações preconceituosas contra o astro britânico Lewis Hamilton. A decisão é uma consequência do processo movido por entidades e organizações sociais ainda em julho de 2022, que acusam o brasiliense de racismo e homofobia contra o heptacampeão mundial de Fórmula 1. De acordo com o MPDFT, o procedimento investigatório criminal instaurado para apurar a injúria racial foi arquivado por desinteresse da vítima. Assim, o ex-atleta pode pagar R$ 10 milhões em indenização por responsabilidade civil por ato ilícito. A reportagem do site da Jovem Pan entrou em contato Piquet, mas ainda não obteve um retorno. Se houver uma resposta, a matéria será atualizada.

O caso contra Nelson Piquet veio à tona em junho do ano passado. Na ocasião, uma entrevista do ex-piloto ao jornalista Ricardo Oliveira, gravada em 2021, repercutiu nas redes sociais. Na conversa, o tricampeão mundial de Fórmula 1 se refere a Lewis Hamilton como “neguinho” e o critica por um acidente com o holandês Max Verstappen, da Red Bull. “O neguinho meteu o carro e não deixou (Verstappen desviar). O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Fez uma p*ta sacanagem”, disse. Em outro trecho, o brasileiro disse que o britânico perdeu o título para Nico Rosberg por estar “dando mais o c*”. Keke [Rosberg]? Era uma bost*. Não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele, ganhou um campeonato, o neguinho devia estar dando mais o c* naquela época e estava meio ruim”, comentou .

Na época, Lewis Hamilton tratou de responder Piquet nas redes sociais. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, publicou no Instagram, em português, antes de completar em inglês. “É mais do que a linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não tem mais lugar em nosso esporte. Fui cercado dessas atitudes e alvo durante toda minha vida. Já houve muito tempo para aprender. O tempo para ação chegou”. O britânico, heptacampeão da categoria, ainda ironizou o brasileiro, tricampeão, ao compartilhar postagem de fã que disse que ele deveria perguntar quem era Nelson Piquet. O brasiliense, após a repercussão, chegou a declarar que as expressões utilizadas não eram preconceituosas.