A ressaca do Réveillon bateu, e agora? confira dicas da nutricionista

A ressaca do Réveillon bateu, e agora? confira dicas da nutricionista

janeiro 1, 2023 Off Por JJ

Entre alguns adultos, um ingrediente faz bastante sucesso durante as festividades, o álcool

Datas comemorativas, em geral, tendem a compartilhar momentos de celebração. Entre alguns adultos, um ingrediente faz bastante sucesso durante as festividades, o álcool. Cerveja, Gin, Vodka, Vinho, entre outras bebidas, integram a vasta variedade de opções para aqueles que querem animar o Réveillon de 2023. Mas o que fazer quando o exagero sobressai e a ressaca toma conta?.

O descontrole no consumo do álcool provoca no corpo um processo de desidratação, ou seja, esse excesso de líquido não é compreendido pelo organismo e há um aumento da diurese (eliminação da urina), que acarreta na perda de água. A sede excessiva, dor de cabeça, enjoo e mal-estar, são consequências dessa condição, conhecida como ressaca.

De acordo com a nutricionista clínica, pesquisadora e mestranda em Ciências Farmacêuticas, Fernanda Ferreira, o segredo para 1º de janeiro de 2023, é repor o que foi perdido. “Beber bastante água, sucos de frutas com concentração de vitamina C, chás de boldo, hortelã e erva-doce, acrescentar gengibre a esses chás, são atividades aliadas a cura da ressaca”, explica.

“Uma dica importante é, se possível, pensar as atitudes no dia anterior” (Foto: Fernanda Ferreira).

Uma atitude também comum durante a ressaca é tentar se automedicar, para aliviar os sintomas. A nutricionista explica que fazer ingestão de medicamentos por conta própria, não é indicado. “Muitas pessoas tomam remédios por causa das dores de cabeça, mas ela é causada pela desidratação, então o ideal é repor esses líquidos para curar a ressaca”, diz.

A alimentação também pode contribuir para o alívio do problema, sendo necessário evitar alimentos gordurosos, ultraprocessados, com alto teor de sódio. A prioridade deve ser uma alimentação balanceada e nutritiva, rica em frutas, verduras e grelhados.

“Uma dica importante para quem bebe, é não beber de barriga vazia, ingerir bastante água ao logo do dia, mas também intercalar os copos de bebidas com água e ter moderação”, recomendou a nutricionista Fernanda.

por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos