Veja como funciona o esquema vacinal para os imunossuprimidos grave

Veja como funciona o esquema vacinal para os imunossuprimidos grave

novembro 16, 2022 Off Por JJ

(Foto: André Moreira)

Os imunossuprimidos graves possuem um esquema vacinal diferenciado, com cinco doses, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), garante, desde agosto de 2021, a dose adicional para pessoas com imunossupressão grave, a partir dos 18 anos de idade.

A coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro detalha que o esquema vacinal desses pacientes se dá com primeira dose, segunda dose, dose adicional (recebida 28 dias após a segunda), primeiro reforço, quatro meses depois da dose adicional, e segundo reforço, também aplicado com intervalo de quatro meses. “É muito importante manter o esquema vacinal completo para ampliar a proteção contra covid-19”, enfatiza.

De agosto de 2021 a outubro de 2022, a Saúde de Aracaju aplicou 8.297 doses adicionais em pessoas com imunossupressão grave.

Imunossupressão

De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos indivíduos com algum tipo de deficiência imunológica. São elas: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3; pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; pessoas com lúpus; pessoas com artrite reumatoide; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses e pessoas com neoplasias hematológicas.

Onde vacinar

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 8h às 16h. Já nas UBSs Augusto Franco, Onésimo Pinto, Marx de Carvalho e Francisco Fonseca, que possuem horário estendido, a vacinação ocorre das 8h às 18h.

Aos sábados, os pontos instalados nos três shoppings da capital, Jardins, RioMar e Aracaju Parque, funcionam das 10h às 17h.

Fonte: PMA