Neste domingo, 13, os sergipanos saem de suas casas para fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a fim de ingressar na Educação Superior. A logística para este momento envolve ações estratégicas de mobilidade para atender à população que mora na zona rural e na sede dos 75 municípios do Estado. Este ano, no Brasil, mais de 3 milhões de pessoas estão inscritas, considerando as versões impressa e digital do exame.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os estados apresentaram aumento no número de inscrições em relação ao ano passado. Em Sergipe, 56.470 pessoas se inscreveram para a prova impressa e 926 para a prova digital. O diretor do Serviço de Transporte da Seduc, Alisson Pedral, explica que todos os municípios terão a disponibilidade de transporte gratuito para o translado até os 212 locais de prova organizados em 34 cidades sergipanas que irão aplicar o Enem.
“Fazemos um trabalho em regime de colaboração com os municípios para garantir que todos os inscritos compareçam para realizar a prova. O transporte escolar sairá dos povoados até a sede de cada um dos municípios e também fará o translado de um município para outro que sediará a aplicação das provas do Enem”, disse Alisson Pedral.
No primeiro dia, os candidatos farão provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; já no segundo dia, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza. Ainda segundo o Inep, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. No primeiro dia, as provas começarão às 13h30 e terminarão às 19h. No segundo domingo, o exame iniciará às 13h30 e finalizará às 18h30.
Com informações da Seduc