Rede Solidária de Mulheres realiza webinário sobre saúde mental

Rede Solidária de Mulheres realiza webinário sobre saúde mental

outubro 28, 2022 Off Por JJ

Participam do webinário a psicóloga Terezinha Oliveira e a ativista e representante do coletivo Mulheres de Peito Isabella Costa, a mediação será feita pela jornalista do projeto Agatha Cristie (Foto: Ascom)

O Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Sergipe (Ascamai) em parceria com a Petrobras e o apoio da Universidade Federal de Sergipe, fará nesta sexta-feira 28, um webinário com o tema “Autocuidado: saúde mental e prevenção ao câncer de mama”, a partir das 15h, no canal do YouTube na Rede.

A iniciativa tem o objetivo de promover uma reflexão, com as mais de 400 mulheres que fazem parte do projeto, sobre a importância do autocuidado também na perspectiva da atenção à saúde, principalmente porque as mulheres sofrem com a desigualdade de gênero em todos os sentidos e isso impacta a saúde física e emocional.

Um exemplo disso é a piora na saúde emocional das mulheres, sentida principalmente no contexto da pandemia de Covid-19, como revela a pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto FSB, que também demonstrou os cinco sintomas ou sentimentos que mais afetaram as mulheres em todo o país: ansiedade, alteração do humor, insônia, dor de cabeça e frustração. Soma-se a isso o fato de que o câncer de mama é uma doença que acomete mais as mulheres em todo o mundo.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. Mas, as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.

Para Mirsa Barreto, coordenadora do Projeto Rede Solidária de Mulheres de Sergipe, essa é uma realidade de sobrecarga e adoecimento sentida também pelas mulheres que fazem parte do projeto, daí a importância de reflexão e conscientização entre elas.

“Estamos desde o ano passado trabalhando com as mulheres a partir dos impactos que a pandemia causou na vida delas, em suas famílias e associações. Então, o tema do autocuidado tem sido uma importante forma de fortalece-las individual e coletivamente. Agora, estamos focando esse debate e atenção para a saúde, aproveitando, inclusive, que estamos no Outubro Rosa para também pensar em ações que possam ser realizadas”, afirma Mirsa.

Participam do webinário a psicóloga Terezinha Oliveira e a ativista e representante do coletivo Mulheres de Peito Isabella Costa, a mediação será feita pela jornalista do projeto Agatha Cristie.

Fonte: Projeto Rede Solidária de Mulheres