O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, é referência no atendimento do trauma ortopédico infantil aos usuários do SUS. São realizados tratamento e acompanhamento das fraturas conservadoras (tratadas apenas com gesso) e as cirúrgicas. Os pacientes são acompanhados no Ambulatório até sua completa reabilitação e término do tratamento.
O médico ortopedista do Hospital da Criança, Felipe Medeiros, faz um alerta quanto aos cuidados necessários com crianças vítimas de acidentes domésticos, que muitas das vezes acabam sofrendo fraturas. Felipe Medeirosé o coordenador do serviço de ortopedia e traumatologia do hospital e explica que a grande maioria das fraturas pediátricas está relacionada às quedas no ambiente doméstico, afetando em maior proporção os membros superiores (clavícula, punho, antebraço e cotovelo). “Outras fraturas mais complexas envolvendo outros segmentos podem estar relacionadas às quedas de bicicleta e animais, atividades esportivas na escola, pula-pula, acidentes de trânsito, etc”, complementa o médico.
Para Medeiros, a primeira providência consiste em imobilizar o membro fraturado na posição em que ele estiver após o acidente. Segundo ele, isso reduz a dor e o inchaço e evita que a lesão aumente. “Se, além da fratura, houver ferimento, limpe-o com água corrente ou soro fisiológico e cubra-o com material limpo ou estéril até a ida ao serviço de emergência. Caso haja sangramento abundante, faça uma compressão moderada com a ajuda de um tecido limpo e macio sob a ferida para estancar o sangue. Após esses procedimentos iniciais, dirigir-se imediatamente ao hospital ou unidade de urgência mais próxima”, explica.
Fonte: SES