Tesouro Direto: retornos de prefixados chegam até 11,69% ao ano e se aproximam do patamar de abril
setembro 12, 2022A sessão desta segunda-feira (12) é positiva para a maior parte dos ativos de risco. Na cena externa, o mercado aguarda a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que sai na terça-feira (13).
Esse é o último indicador que será divulgado antes da próxima reunião do Federal Reserve (Fed, banco central americano) na semana que vem. Para agosto, o consenso do mercado, de acordo com a Refinitiv, aponta para uma leve deflação de 0,1% no CPI.
Atenção também para a notícia de que a Ucrânia avança sobre as tropas russas. Em entrevista à CNN no domingo (11), Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, disse que o País não ficará parado e que vai avançar “gradualmente, devagar”. No último fim de semana, a Rússia anunciou que estava retirando tropas russas de duas áreas na região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, após uma contraofensiva ucraniana.
A agenda local, por sua vez, teve a divulgação do Relatório Focus, do Banco Central. Nesta semana, economistas consultados pela autoridade monetária voltaram a reduzir a expectativa de inflação para 2022 e 2023 e a elevar a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano e o próximo.
Agora, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) está em 6,40% neste ano, abaixo dos 6,61% vistos na semana passada. Para 2023, a projeção recuou de 5,27% para 5,17%. Na sexta-feira (9), foi divulgada a inflação oficial, apontando um recuo de preços de 0,36% em agosto na comparação mensal.
No Tesouro Direto, os juros oferecidos pelos títulos públicos operam em estabilidade, em sua maioria, nesta manhã. O maior retorno entre os prefixados era entregue pelo Tesouro Prefixado 2025, negociado a 11,69% às 9h20, mesma taxa registrada na sexta-feira (9). A última vez que o papel tinha oferecido juros abaixo de 11,70% ao ano foi em abril deste ano.
Já entre papéis atrelados à inflação, na primeira atualização do dia, a remuneração real mais alta era oferecida pelo Tesouro IPCA+2055, de 5,81% ao ano, percentual idêntico ao visto na sessão anterior (9).
Apenas o Tesouro IPCA+ 2035 e 2045 apresentavam alta nos retornos, com as taxas reais passando de 5,73% ao ano para 5,76% ao ano, também às 9h20.
Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta segunda-feira (12):
Commodities
No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo subiam cerca de 2%, por volta das 10h (horário de Brasília), após caírem mais cedo com as perspectivas de demanda global de combustível instável, motivada pelas restrições da Covid-19 na China.
Focus
Enquanto isso, no Brasil, o destaque da agenda local está nas novas projeções do Focus, do Banco Central. Embora os economistas consultados pela autoridade monetária tenham reduzido as estimativas para a inflação neste ano e em 2023, houve um ajuste para cima nas expectativas para o indicador em 2024.
Pela segunda semana seguida, subiu a projeção do IPCA para 2024: de 3,43% na semana passada para 3,47% nesta semana.
Já a projeção de alta do PIB subiu de 2,26% para 2,39% neste ano e de 0,47% para 0,50% em 2023.
A estimativa para o dólar também está estável há sete semanas, com cotação prevista em R$ 5,20.
As projeções para a Selic, por sua vez, se mantiveram em 13,75% ao ano pela décima segunda semana seguida. Para 2023, a expectativa foi mantida em 11,25%.
Impacto da deflação nos títulos públicos
O segundo mês consecutivo de IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) negativo – ou com deflação – trouxe preocupação aos investidores que possuem papéis atrelados ao indicador.
Embora a deflação possa, de fato, afetar negativamente o desempenho desses ativos em certos momentos, especialistas recomendam cautela ao investidor que pensou em vender os papéis por causa do receio de perdas.
Em agosto, os efeitos sobre o retorno de alguns papéis da renda fixa pública atrelada à inflação foram limitados. Os títulos públicos corrigidos pelo IPCA e com vencimento acima de cinco anos, por exemplo, avançaram 2,49% no mês passado, apesar da deflação de 0,36% registrada no mês.
Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, detalha que os papéis de inflação possuem dois componentes que afetam o seu preço: a remuneração prefixada e a variação do IPCA. Entenda mais nesta reportagem do InfoMoney.
Manifestações
Já na cena política, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves determinou em caráter liminar que a campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) pare de utilizar na propaganda eleitoral imagens do evento cívico-militar que comemorou o Bicentenário da Independência do Brasil.
Leia também: Analistas consideram alta a probabilidade de troca da regra fiscal em caso de vitória de Lula ou Bolsonaro
Além de dar 24 horas para que o candidato à reeleição cesse o uso de fotos, vídeos ou materiais gráficos em sua campanha, a decisão assinada no sábado também determina à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que suspenda a veiculação de vídeo de cobertura do evento no canal de YouTube da TV Brasil, até que ele seja editado para retirar trechos em que há indevida divulgação do presidente. Nas duas situações, está prevista multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.