Tesouro Direto: juros de prefixados avançam e retomam patamar de 12% ao ano no 1º dia de Jackson Hole
agosto 25, 2022A quinta-feira (25) marca o primeiro dia de reuniões do simpósio de Jackson Hole, que ocorre nos Estados Unidos. O evento é mundialmente conhecido pela presença de autoridades de política monetária de todo o mundo.
O discurso mais aguardado será feito amanhã (26) por Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano).
Segundo o CME Group, mais da metade dos agentes acreditam que o Fed deve realizar um ajuste de 0,75 ponto percentual em setembro. Uma semana antes, as expectativas estavam concentradas em uma aposta de alta de 0,50 ponto.
Dentre os indicadores econômicos, a quinta-feira já teve a apresentação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e da Alemanha, que vieram acima do esperado.
O mercado também monitora de perto a ata do Banco Central Europeu (BCE) e os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
No Tesouro Direto, os juros oferecidos por títulos públicos registram alta nesta manhã, com elevação de até 4 pontos-base (0,04 ponto percentual).
No caso de papéis prefixados, todos os títulos retomaram o patamar de 12% ao ano, na primeira atualização da manhã. Um dia antes, o Tesouro Prefixado 2029 tinha encerrado a sessão oferecendo 11,99% ao ano.
O maior avanço, porém, era registrado pelo Tesouro Prefixado 2033, que via o retorno subir de 12,12% ao ano, na véspera (24), para 12,16% ao ano, às 9h30 de hoje.
No mesmo horário, o juro real mais elevado era entregue pelo Tesouro IPCA+ 2055, de 5,89% ao ano, acima dos 5,87% registrados na sessão anterior.
Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto na manhã desta quinta-feira (25):
Europa e EUA, commodities e China
Na cena externa, o PIB dos Estados Unidos é o destaque do dia. A segunda estimativa do Bureau of Economic Analysis (BEA), divulgada hoje, indicou que a economia americana recuou 0,6% no segundo trimestre em termos anualizados, na comparação com o primeiro trimestre.
A primeira estimativa tinha apontado recuo de 0,9% do PIB, muito abaixo da expectativa do mercado, o que indicou que a economia americana tinha entrado em recessão técnica (quando há queda no PIB por dois trimestres seguidos). O resultado de hoje, porém, veio melhor do que a expectativa, pois o consenso Refinitiv projetava que a queda ia ser de -0,8%.
O dia também foi de apresentação de dados de atividade econômica da Alemanha. Segundo o escritório de estatísticas alemão Destatis, a economia alemã cresceu 0,1% no segundo trimestre na comparação trimestral e 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Economistas consultados pelo The Wall Street Journal previam que a economia alemã ficaria estagnada no segundo trimestre, em linha com a estimativa preliminar anterior da Destatis.
A apresentação da ata da última reunião do BCE também movimenta hoje o mercado. O documento destacou que um “número muito grande” de dirigentes considerou apropriado elevar seus juros básicos em 50 pontos-base no último encontro.
Na ocasião, o BCE surpreendeu os analistas, que vinham apostando numa alta mais moderada, de 25 pontos-base. Na ata, a autoridade monetária justificou que o ajuste de meio ponto porcentual “forneceu mais clareza aos participantes de mercado num ambiente altamente incerto” e que, mesmo após o aumento, a postura de política monetária permanece acomodatícia.
Além disso, a decisão deve ser interpretada como uma “aceleração da saída das taxas negativas”, disse a autoridade monetária.
Atenção também para a China. Segundo a Reuters, o calor extremo que atinge o gigante asiático tem afetado negativamente a produção agrícola e o abastecimento de energia elétrica no País.
Em entrevista à Reuters, Lin Zhong, professor da City University de Hong Kong, reforçou que os danos às plantações e escassez de água poderão se espalhar para outros setores relacionados à produção de alimentos e gerar aumento substancial nos preços e até mesmo, uma crise alimentar de escala maior.
Embora os problemas na China possam implicar em um recuo na demanda por petróleo, investidores seguem na repercussão da notícia de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) poderia considerar um corte na produção da commodity.
Nesse sentido, os contratos futuros de petróleo apresentavam leve alta, por volta das 9h40 (horário de Brasília), com o Brent sendo negociado a US$ 101,60 e o WTI a US$ 94,88.
Rombo fiscal
O projeto de lei orçamentária para 2023, que será enviado ao Congresso até o final deste mês, prevê um déficit primário entre 60 e 65 bilhões de reais para o governo central, disseram duas fontes do Ministério da Economia à Reuters, com o governo voltando ao vermelho após o superávit primário esperado para este ano, o primeiro desde 2013.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato já que a proposta ainda não é pública, sinalizaram que o número efetivo pode ser bem pior, porque o impacto do Auxílio Brasil ampliado de 400 reais para 600 reais não foi incorporado às contas, apesar do entendimento geral de que será colocado em prática.