Sergipe realiza 3º Fórum Extraordinário da Undime

Sergipe realiza 3º Fórum Extraordinário da Undime

julho 20, 2022 Off Por JJ

(Foto: Maria Odília)

O 3º Fórum Extraordinária da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe, reúne em Aracaju mais de 55 secretários municipais de educação em torno de palestras e bate-papo com o tema central “Os Desafios dos Dirigentes Municipais de Educação no Pós Pandemia”. O evento foi aberto nesta terça-feira, 19, e prossegue durante mais um dia no hotel Aquários, em Aracaju, tendo como anfitriã a presidente da Undime/SE e Dirigente de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco.

Na fala de abertura, Josevanda Franco destacou que encontros como este são essenciais, já que o período exige sair da rotina e avançar sobre novas possibilidades com foco na melhoria da qualidade do ensino ofertado pelos municípios. “O ano de 2022 é especial no retorno das atividades presenciais e precisamos reunir os gestores, os dirigentes e discutirmos as melhores formas de adequarmos a recomposição da aprendizagem”, destaca.

A primeira palestra do dia trouxe como convidado o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que fez uma explanação sobre os desafios escolares, administrativos, socioemocionais, as perdas de aprendizagem, entre outros. Ele também fez uma explicação sobre a implementação do Novo Fundeb, com a distribuição das parcelas “Valor Anual por Aluno” (VAA) e o “Valor Anual Total Mínimo por Aluno (VAAT).

O secretário ainda falou sobre os impactos da implementação do ICMS Social e suas regras de transição. “Agora os recursos virão por meio do desempenho educacional. A educação passa a ser uma preocupação de todos os municípios, porque eles terão mais ou menos receita do ICMS de acordo com os resultados educacionais”, explicou.

Programação

Ainda pela manhã, o 3º Fórum contou com a palestra do Procurador Geral do Tribunal de Contas de Sergipe, João Augusto Bandeira de Melo, que trouxe para o evento a importância do “Índice de Eficiência Educacional’. “Acredito que a recomposição da aprendizagem é essencial. O Índice de Eficiência Educacional mostra que nos municípios em que os estudantes aprendem mais, não necessariamente o custo-aluno é mais elevado. Então a preocupação não está só no dinheiro, mas também no planejamento e gestão pedagógica, e no esforço para que cada criança e adolescente possam aprender, utilizando métodos mais modernos”, declarou.

A programação do dia finalizou com o tema “Recomposição da Aprendizagem”, ministrada pela professora doutora e mestra em Educação, Valéria de Souza. Também ocorreu a votação e posse dos cargos vacantes da Undime/SE, a exemplo do vice-presidente que teve como eleito o DME de Aracaju, professor Ricardo Abreu.

Segundo dia
Na quarta-feira, 20, os professores Vilmar Klemann e Josevanda Franco debaterão sobre o tema “Undime fortalecida: abordagem sobre o Manual de Compliance, Conviva Educação e LGPD”. Haverá também palestra sobre “Programa Alfabetizar pra Valer e Formação em Gestão Administrativa Orçamentária e Financeira”, com a diretora da Assessoria De Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seduc), professora Andrea Dantas. Outra palestra programada para a parte da manhã será sobre “Educação Financeira”, com Luís Salvatore, diretor presidente do Instituto Brasil Solidário.

Pela tarde, os participantes assistirão às palestras “Avaliação Diagnóstica e Programa Brasil na Escola”, ministrada pela professora Denise Dias, coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC; e “Novas Abordagens da Educação Infantil”, com a professora Raquel Tavares Vieira John, coordenadora geral de Educação Infantil do MEC.

Fonte: Assessoria de Imprensa