Sergipe realiza 3º Fórum Extraordinário da Undime
julho 20, 2022O 3º Fórum Extraordinária da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe, reúne em Aracaju mais de 55 secretários municipais de educação em torno de palestras e bate-papo com o tema central “Os Desafios dos Dirigentes Municipais de Educação no Pós Pandemia”. O evento foi aberto nesta terça-feira, 19, e prossegue durante mais um dia no hotel Aquários, em Aracaju, tendo como anfitriã a presidente da Undime/SE e Dirigente de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Franco.
Na fala de abertura, Josevanda Franco destacou que encontros como este são essenciais, já que o período exige sair da rotina e avançar sobre novas possibilidades com foco na melhoria da qualidade do ensino ofertado pelos municípios. “O ano de 2022 é especial no retorno das atividades presenciais e precisamos reunir os gestores, os dirigentes e discutirmos as melhores formas de adequarmos a recomposição da aprendizagem”, destaca.
A primeira palestra do dia trouxe como convidado o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, que fez uma explanação sobre os desafios escolares, administrativos, socioemocionais, as perdas de aprendizagem, entre outros. Ele também fez uma explicação sobre a implementação do Novo Fundeb, com a distribuição das parcelas “Valor Anual por Aluno” (VAA) e o “Valor Anual Total Mínimo por Aluno (VAAT).
O secretário ainda falou sobre os impactos da implementação do ICMS Social e suas regras de transição. “Agora os recursos virão por meio do desempenho educacional. A educação passa a ser uma preocupação de todos os municípios, porque eles terão mais ou menos receita do ICMS de acordo com os resultados educacionais”, explicou.
Programação
Ainda pela manhã, o 3º Fórum contou com a palestra do Procurador Geral do Tribunal de Contas de Sergipe, João Augusto Bandeira de Melo, que trouxe para o evento a importância do “Índice de Eficiência Educacional’. “Acredito que a recomposição da aprendizagem é essencial. O Índice de Eficiência Educacional mostra que nos municípios em que os estudantes aprendem mais, não necessariamente o custo-aluno é mais elevado. Então a preocupação não está só no dinheiro, mas também no planejamento e gestão pedagógica, e no esforço para que cada criança e adolescente possam aprender, utilizando métodos mais modernos”, declarou.
A programação do dia finalizou com o tema “Recomposição da Aprendizagem”, ministrada pela professora doutora e mestra em Educação, Valéria de Souza. Também ocorreu a votação e posse dos cargos vacantes da Undime/SE, a exemplo do vice-presidente que teve como eleito o DME de Aracaju, professor Ricardo Abreu.
Segundo dia
Na quarta-feira, 20, os professores Vilmar Klemann e Josevanda Franco debaterão sobre o tema “Undime fortalecida: abordagem sobre o Manual de Compliance, Conviva Educação e LGPD”. Haverá também palestra sobre “Programa Alfabetizar pra Valer e Formação em Gestão Administrativa Orçamentária e Financeira”, com a diretora da Assessoria De Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam/Seduc), professora Andrea Dantas. Outra palestra programada para a parte da manhã será sobre “Educação Financeira”, com Luís Salvatore, diretor presidente do Instituto Brasil Solidário.
Pela tarde, os participantes assistirão às palestras “Avaliação Diagnóstica e Programa Brasil na Escola”, ministrada pela professora Denise Dias, coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC; e “Novas Abordagens da Educação Infantil”, com a professora Raquel Tavares Vieira John, coordenadora geral de Educação Infantil do MEC.
Fonte: Assessoria de Imprensa