Tesouro Direto: juros de alguns papéis de inflação voltam a se aproximar de patamar recorde

Tesouro Direto: juros de alguns papéis de inflação voltam a se aproximar de patamar recorde

maio 25, 2022 Off Por JJ

Depois de registrar uma disparada nos juros de papéis prefixados na véspera, o mercado de títulos públicos segue com alta nas taxas na manhã desta quarta-feira (25), mas com uma elevação mais tímida.

A ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) está no foco dos agentes financeiros. O documento será apresentado hoje à tarde e deve mostrar um debate se o Federal Reserve (Fed), banco central americano, deve adotar um aperto monetário mais restritivo ou não nas próximas reuniões.

Combustíveis e energia elétrica também seguem no radar dos investidores no Brasil. A expectativa é que hoje seja votado o projeto que reduz a alíquota do ICMS a 17%. A medida pode trazer alívio inflacionário, mas não deve mudar a análise de agentes de que o Banco Central correrá mais risco se optar por encerrar o ciclo de alta da Selic na próxima reunião, em junho.

No Tesouro Direto, destaque para o Tesouro IPCA+2055, com cupom semestral, que entregava um retorno real de 5,87% ao ano, às 9h20, percentual próximo do recorde oferecido pelo título, que é de 5,93%.

Os demais títulos atrelados à inflação não negociavam perto do nível recorde.

Já entre os papéis prefixados, o maior juro era oferecido pelo Tesouro Prefixado 2033, com cupom semestral. Às 9h20 de hoje, o título apresentava uma taxa de 12,46%. Ou seja, maior do que os 12,35% vistos na véspera.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto que eram oferecidos na manhã desta quarta-feira (25): 

Taxas Tesouro Direto
Fonte: Tesouro Direto

IPCA-15 e Selic

A subida acima do esperado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15) de maio não deve dar folga para o Banco Central, na visão de especialistas. O indicador foi divulgado na véspera (24).

Para Mario Schalch, gestor de multimercado da Neo Investimentos, a autoridade monetária corre um risco maior se quiser insistir na ideia de só elevar a Selic em 0,5 ponto percentual na reunião de junho e encerrar o ciclo de alta por aí.

Em entrevista ao InfoMoney, o especialista disse que a alta de preços demonstrada no IPCA-15 de maio – que avançou 0,59% na comparação mensal – mostrou-se novamente bastante disseminada.

O gestor acredita que as chances de haver um ajuste nos juros depois de junho aumentaram.

“Há uma sequência de números surpreendendo para cima. Provavelmente, o BC vai seguir aumentando os juros e sinalizar que os próximos passos vão depender de indicadores”, avalia, dizendo que a instituição deve deixar a porta aberta na reunião de junho para ter opções.

Salário mínimo, aviação civil, Tebet

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (24), Medida Provisória 1091/21, que instituiu o valor de R$ 1.212 para o salário mínimo em 2022. A matéria segue para análise do Senado.

O novo valor considera a correção monetária pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de janeiro a novembro de 2021 e a projeção de inflação de dezembro de 2021, estimada pela área técnica do Ministério da Economia.

No total, o aumento será de 10,18% em relação ao valor anterior, que era R$ 1.100.

A Câmara também concluiu na véspera, a votação da Medida Provisória (MP) do Voo Livre, que reformula a legislação sobre aviação civil. A medida já havia sido votada pela Casa, mas precisou passar por nova análise após mudanças propostas pelo Senado. A matéria vai à sanção presidencial.

A MP aprovada acaba com a diferença entre serviços aéreos públicos (transporte comercial regular) e serviços privados (sem remuneração e em benefício do operador), além de mudar valores e tipos de ações sujeitas a taxas pela Agência Anac.

O texto também determina que as companhias aéreas estão proibidas de cobrar qualquer tipo de taxa, em voos nacionais, pelo despacho de bagagens de até 23 kg, e em voos internacionais, pelo despacho de bagagens de até 30 kg.

Ainda na seara política, a Câmara dos Deputados pode analisar nesta quarta-feira (25), o projeto que considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis e energia elétrica, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos listados como supérfluos e tendo alíquota máxima de ICMS (imposto estadual) de 17%.

Também na cena política, Roberto Freire, presidente do Cidadania, anunciou que a Executiva do partido aprovou por unanimidade o apoio à pré-candidatura presidencial de Simone Tebet (MDB), segundo informa o jornal O Globo.

PIB alemão, commodities e Zelenksy

Na frente de dados internacionais, o Produto Interno Bruto (PIB) alemão cresceu 0,2% no primeiro trimestre de 2022, informou o Departamento Federal de Estatísticas nesta quarta-feira.

O resultado veio em linha com a estimativa original e com a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Na comparação anual, o PIB alemão teve expansão de 3,8% entre janeiro e março.

Destaque também para os preços do petróleo, que sobem na sessão de hoje (25), impulsionados pela oferta apertada e pela perspectiva de aumento de demanda, com o início da temporada de verão nos Estados Unidos, o maior consumidor de petróleo do mundo.