Quarentena é estendida até 31 de maio em São Paulo

Quarentena é estendida até 31 de maio em São Paulo

maio 8, 2020 Off Por JJ

João Doria
(Valter Campanato/Agência Brasil) João Doria

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação da quarentena no estado até o dia 31 de maio. 

Doria, fez um pronunciamento sobre o Dia das Mães antes de anunciar a prorrogação, e disse que “o medo é o maior inimigo da economia” e que a quarentena está “surtindo efeitos”. Segundo os estudos do governo, até o dia 25 de maio, terão sido poupadas 3.245 vidas graças ao distanciamento social.

Rodízio

Na capital, começa na segunda-feira (11) um sistema diferenciado de rodízio para estimular que as pessoas fiquem em casa. Os veículos poderão circular dia sim, dia não, de acordo com a placa: números ímpares (terminadas em 1, 3, 5, 7, 9) poderão circular em dias ímpares e pares(0, 2, 4, 6, 8), em dias pares.

O rodízio vale para as 24h do dia, todos os dias da semana, em vez do sistema de horários de pico implementado para o rodízio regular, e em todas as regiões da cidade (antes, valia apenas para o centro expandido). A exceção são os meses com 31 dias: não haverá rodízio em 31 de maio, segundo a Prefeitura.

Estão livres do rodízio profissionais de saúde, taxistas e veículos que já tinham isenção, como os de portadores de deficiência física. Motoristas de aplicativos deverão seguir as regras e circular apenas em dias alternados.

Máscaras

Desde quinta-feira (7) o uso de máscaras é obrigatório em lugares públicos em todos os 645 municípios de São Paulo, com fiscalização das prefeituras.

O decreto estadual prevê punição que vai de advertência à detenção por um ano, além de multa de R$ 276 a até R$ 276 mil. A Prefeitura ressaltou que não multa pessoas físicas – apenas estabelecimentos comerciais.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: