Principais provas do ciclismo mundial devem acontecer em menos de 80 dias

Principais provas do ciclismo mundial devem acontecer em menos de 80 dias

maio 5, 2020 Off Por JJ

EFE/Javier LizónProvas do ciclismo devem se sobrepor em 2020

A União Ciclística Internacional (UCI) apresentou seu novo calendário atualizado nesta terça-feira, quase dois meses após a paralisação por causa do novo coronavírus. A novidade ficou por conta do reagendamento das provas: as três principais competições do ano serão realizadas em um período de 72 dias.

A primeira será a Volta da França, no fim de agosto, e a Volta da Espanha, fechando o calendário, em novembro – ao mesmo tempo que o Giro D’Italia. As provas são se sobrepor no calendário se o esporte ser retomado ainda neste ano. Os planos podem sofrer modificações, se a crise causada pela pandemia persistir.

Outras quatro prestigiadas, com duração de apenas um dia, acontecem ao mesmo tempo que o Giro D’Italia e a Volta da Espanha – a Liège-Bastogne-Liège, a Amstel Gold Race, a Gent-Wevelgem e a Volta de Flandres. A Volta da Espanha já havia sido encurtada para 18 etapas. O início será na cidade basta de Irún, e a chegada, em Madri.

“Se pudermos fazer todas essas corridas, seremos muito felizes. Essa é a nossa ambição”, disse o presidente da UCI, David Lappartient, destacando a importância da realização das principais competições em 2020 para a sobrevivência do ciclismo profissional. “Se isso não puder ser feito, nosso esporte poderá afundar de maneira muito catastrófica”, alertou.

A previsão é de que a temporada seja retomada em 1º de agosto com o Strade Bianche, na Itália, seguido pela clássica Milão-San Remo, no dia 8. O Mundial de Ciclismo está agendado para acontecer de 20 a 27 de setembro na Suíça, mas segundo a organização, a decisão final sobre a realização ou não da prova será tomada em junho, dependendo das orientações de isolamento impostas pelo governo do país.

* Com Estadão Conteúdo