Campeão olímpico, surfista Italo Ferreira ganha estátua em Baía Formosa

Campeão olímpico, surfista Italo Ferreira ganha estátua em Baía Formosa

janeiro 15, 2022 Off Por JJ

Monumento tem cinco metros de altura e pode se tornar um ponto turístico na cidade

Reprodução/ Twitter @fatimabezerraEstátua em homenagem ao surfista foi instalada em sua cidade natal

O surfista Italo Ferreira ganhou nesta sexta-feira, 14, uma estátua em sua homenagem para festejar a medalha de ouro olímpica no surfe nos Jogos de Tóquio. A escultura foi inaugurada na Praia do Pontal, em Baía Formosa, cidade litorânea potiguar onde o atleta nasceu e vive. O monumento foi idealizado pelo governo do Rio Grande do Norte. “Eu me sinto muito honrado pela homenagem e feliz que a estátua está aqui em Baía Formosa, minha cidade que tanto amo. É, sem dúvidas, um momento especial e que trará ainda mais visibilidade e alegria para a cidade e para o surfe“, disse o atleta, que foi campeão mundial em 2019. A relação de Italo com a cidade é tão grande que virou até tema de documentário sobre sua trajetória. Ele começou a brincar nas ondas locais com tampas de caixa de isopor, que seu pai usava para guardar com gelo os peixes que pescava. A brincadeira de criança foi ficando sério e logo vieram bons resultados, já em cima de pranchas tradicionais.

“Ver todo esse carinho com as minhas conquistas no surfe é muito gratificante e só prova a importância de nunca desistirmos, de acreditarmos em nossos sonhos, ter fé e ir lá conquistar o que desejamos”, afirmou o surfista, que se prepara para a próxima temporada do Circuito Mundial de Surfe, que começa em Pipeline, no Havaí, no dia 29 de janeiro. A escultura foi feita pelo renomado escultor potiguar Guaraci Gabriel, que tem mais de 40 anos de experiência e tem obras espalhadas por várias cidades do Brasil. O monumento tem cinco metros de altura e foi inaugurado com festa. “É um momento especial para mim, para minha família e minha cidade. Foi aqui que aprendi a surfar e onde acreditaram no meu sonho. Eu nunca imaginei que um dia poderia ganhar isso”, disse, emocionado, ao lado de sua mãe Katiana Ferreira, da irmã Polyana e do pai Luiz Ferreira.

A expectativa é que a estátua se torne um ponto turístico em Baía Formosa e possa atrair turistas de outros Estados. “Italo Ferreira é um símbolo da capacidade de superação do nosso povo. O fato dele ser o primeiro campeão olímpico de surfe é um feito histórico que será lembrado eternamente”, comentou Canindé de França, subsecretário do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte.

*Com informações do Estadão Conteúdo