Após paralisação, Tesouro Direto retoma operações nesta quarta-feira
abril 29, 2020SÃO PAULO – Após suspender a negociação de títulos públicos uma hora depois da abertura, em meio a um ambiente de maior aversão a risco por conta do cenário político brasileiro, o Tesouro Direto retomou suas operações nesta quarta-feira (29).
Reaberta, a plataforma apresentava alta nas taxas oferecidas em relação aos prêmios pagos pela manhã, mas queda entre os indexados à inflação quando analisadas as taxas pagas na tarde de ontem.
O título indexados à inflação com vencimento em 2026 pagava uma taxa de 3,49% ao ano, ante 3,54% ao ano ontem. Mais cedo, o papel oferecia um prêmio anual de 3,44% ao ano. Já os títulos com prazos em 2035 e 2045 pagavam 4,34% ao ano, ante 4,45% ontem e 4,27% na abertura do dia.
Com relação aos papéis prefixados, o título com vencimento em 2023 pagava 4,94% ao ano, ante 4,93% a.a. na véspera. Pela manhã, o prêmio anual oferecido era de 4,90%.
Confira os preços e as taxas dos títulos públicos ofertados nesta quarta-feira (29):
Noticiário
Entre os destaques do dia, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a nomeação de Alexandre Ramagem para diretoria-geral da Polícia Federal. A indicação estava gerando ações na Justiça e resistência no Congresso pelo fato de Ramagem, que era diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ser amigo do clã Bolsonaro.
Na agenda de indicadores, a Fundação Getulio Vargas divulgou os dados da inflação medida pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que desacelerou a 0,80% em abril. O resultado, abaixo da alta de 1,24% em março, ficou levemente menor que a mediana das estimativas de mercado apurada pelo Projeções Broadcast, que indicava inflação de 0,82% no mês.
No ano, o indicador acumula alta de 2,50% e, em 12 meses, de 6,68%.
Ontem, o Brasil bateu o recorde de mortos pela pandemia em 24 horas, com 474 óbitos. O país agora é o nono com mais mortes pela Covid-19, com 5.017 óbitos, ante 4.637 na China – segundo números oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No exterior, o foco dos investidores recai sobre a divulgação dos dados da economia dos Estados Unidos no primeiro trimestre, que teve seu pior desempenho desde 2008, confirmando o forte impacto da pandemia na atividade do país. Nos três primeiros meses de 2020, o PIB americano registrou queda anualizada de 4,8%, pior que o recuo de 4% projetado pelos analistas consultados pela Bloomberg.
Também no radar, mercados aguardam a reunião do Federal Reserve, o banco central americano, que deve publicar a decisão do Comitê Federal do Mercado Aberto (Fomc) às 15h. A expectativa, segundo economistas consultados pela Bloomberg, é de que o BC americano mantenha os juros entre zero e 0,25 p.p ao ano, mas algum programa de compra de ativos pode ser anunciado.
Invista a partir de R$ 100 no Tesouro Direto com taxa ZERO: abra uma conta gratuita na Rico!