CTO da Uber deixa empresa em meio aos rumores de demissões de cerca de 20% dos funcionários

CTO da Uber deixa empresa em meio aos rumores de demissões de cerca de 20% dos funcionários

abril 29, 2020 Off Por JJ

Banner da Uber na Bolsa de Nova York
(Spencer Platt via Getty Images)

SÃO PAULO – O diretor de tecnologia da Uber e o executivo sênior mais antigo, Thuan Pham, anunciou seus planos de deixar a empresa a partir de 16 de maio, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira.

A saída ocorre enquanto a empresa planeja reduzir ainda mais seus custos para enfrentar a pandemia de coronavírus.

“Sinto-me à vontade para pendurar o chapéu em um momento em que a equipe de engenharia da Uber está no auge da produtividade, criamos escala e estabilidade robustas do sistema e estamos bem preparados para enfrentar o futuro”, disse. “Foi um trabalho de amor para mim e estou muito orgulhoso do que fizemos como equipe”, acrescentou o CTO.

Pham ingressou na Uber como diretor de tecnologia em 2013, sob o comando do fundador e ex-CEO Travis Kalanick, que deixou o conselho da empresa depois de vender sua participação restante em dezembro.

A empresa vem registrando grandes prejuízos com a pandemia de coronavírus, o segmento de corrida – principal negócio da companhia –pode cair em até 80% durante o ano inteiro. Isso resultaria em prejuízo de US$ 10 bilhões em seus fundos.

Dados da SuperFly, empresa israelense que rastreia dados de gastos anônimos, mostram que o cenário para a Uber pode ser ainda mais devastador. Uma reportagem do Business Insider revelou que no período de quatro semanas, conforme os dados rastreados pelos 20.000 usuários da SuperFly, as corridas do Uber caíram até 94% nos Estados Unidos

Para compensar as perdas, o empresa se apoia no Uber Eats, como uma importante fonte de receita antes da desaceleração global. Na teleconferência em março, a empresa informou que as inscrições em restaurantes na área de Seattle (então uma das cidades mais atingidas dos EUA) aumentaram em 10 vezes.

Possíveis demissões

Também nesta terça-feira, diversos portais americanos noticiaram que a empresa estava considerando colocar em prática um plano de demissões adicionais que pode afetar 5.400 pessoas e gerar uma economia de até US $ 1 bilhão em despesas. O número representa 20% da força de trabalho de 27.000 empregados da Uber.

Em resposta aos possíveis cortes, um representante da Uber disse em um comunicado ao site The Information que “a empresa está analisando todos os cenários possíveis para garantir que chegamos ao outro lado da crise em uma posição mais forte do que nunca”.

Um levantamento feito Business Insider mostra que centenas de vagas em aberto desapareceram da página da carreira da Uber.

Nas próximas semanas, a companhia deve divulgar seu desempenho financeiro no primeiro trimestre de 2020, dos quais apenas as últimas semanas foram afetadas pela pandemia. A Uber ainda retirou suas previsões financeiras – incluindo a estimativa de lucro ajustado em 2020 -, no último 16 de abril.

“Dada a natureza evolutiva da Covid-19 e a incerteza que causou a todos os setores em todas as partes do mundo, é impossível prever com precisão o impacto acumulativo da pandemia em nossos futuros resultados financeiros”, afirmou a empresa.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: