Maternidade Nossa Sra. de Lourdes pede doação de frascos de vidro

Maternidade Nossa Sra. de Lourdes pede doação de frascos de vidro

maio 4, 2021 Off Por JJ

Os potes de vidro de café solúvel, são apropriados para o armazenamento do leite humano, eles não acumulam cheiro nem resíduos (Foto: Ascom/SES)

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, está intensificando, através do Banco de Leite Marly Sarney, o pedido pelas doações de frascos de vidro como os de café solúvel, para o armazenamento de leite materno. O alimento é completo para as crianças no início da vida, já que contêm proteínas, vitaminas, água, gorduras e outros benefícios para o desenvolvimento dos prematuros. Quem explica é a coordenadora do Banco de Leite Marly Sarney, Bárbara Reis.

Segundo a enfermeira, o aleitamento materno, reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, além de diminuir o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão. “O leite materno ajuda na nutrição da criança e reduz a chance de obesidade”, ressalta a especialista.

Barbara atenta que esse alimento, quando coletado para doação, precisa estar bem estocado nos frascos de vidros com tampas de plástico, como os de café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. “O processo evita que o leite não perca os seus nutrientes. Também não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico”, ressalta a enfermeira.

O mês de maio é dedicado ao incentivo a doação de leite materno, a MNSL está intensificando, através do Banco de Leite Marly Sarney, o pedido de doações desses frascos. “A campanha pela doação de frascos de vidro acontece durante todo o ano, mas esse mês ela é intensificada. Essa é uma forma de solidariedade que ajuda os bebês prematuros internados na Unidade Terapia Intensiva (UTIN), já que o leite materno é considerado o mais completo alimento para o bebê, reforça a gerente do Banco de Leite Marly Sarney, Magda Dória.

“Os potes de vidro de café solúvel, são apropriados para o armazenamento do leite humano, eles não acumulam cheiro nem resíduos. É um material perfeito para guardar o leite materno no freezer antes de depois da pasteurização feita pelos bancos de leite”, certifica.

Transporte

O leite coletado pela mãe é transportado por funcionários do serviço, que se orienta por regiões (bairros próximos), acondicionando em caixas isotérmicas, contendo gelo reciclável, com termômetro de máxima e de mínima, o qual é levado o mais rápido possível para o banco de leite, onde é passado álcool a 70% em todos os vidros e acondicionado no freezer específico para depois ser pasteurizado. Antes ele passa por uma seleção rigorosa, para depois ser pasteurizado e armazenado em condições corretas de higienização e acondicionamento assegurando assim a qualidade do produto e evitando a transmissão de doenças, conforme determina a Rede Nacional de Banco de Leite Humano.

Locais

Banco de Leite Marly Sarney – Rua Mato Grosso S/N Bairro José Conrado de Araújo. Aracaju (SE). Telefone (79)3226-6308.. Emailblhumano.mhfb@saude.se.gov.br.
Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: Avenida Presidente Tancredo Neves. Bairro América. Aracaju (SE).

Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel: Rua Jackson de Figueiredo, 401. Centro, Itabaiana (SE). CEP 49500-00. Telefone (79) 3431-2290. Fax (79) 3431-2290. Email diretoria@msjose.com.br.

Maternidade Zacarias Júnior/Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt: Rua Hiipólito Santos. Centro, Lagarto (SE). CEP 49400-000. Telefone (79) 3631-2723. Fax (79) 3631-9319. Email bancodeleite@maternidadelagarto.com.

Coleta – Posto de Coleta do Hospital Santa Isabel “Dr. Fernando Guedes”: Avenida Simeão Sobral. Bairro Santo Antônio. Aracaju (SE). CEP 49060-640. Telefone (79) 32124900. Fax (79) 3236-2053.

Fonte: Ascom/SES