Liminar determina que plano interne paciente que estava em carência

Liminar determina que plano interne paciente que estava em carência

abril 30, 2021 Off Por JJ


Patient’s hand holding an emergency nurse call button, this image can use for hospital, emergency, healthcare and alarm concept

O plantão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe determinou que o plano de saúde Hapvida autorize a internação de um paciente diagnosticado com sintomas da covid-19. O plano de saúde negou a liberação do tratamento, sob a justificativa de que o contrato do cliente estava ainda em período de carência.

A liminar demonstrou a gravidade do caso, comprovando através de exames diagnósticos e de relatório médico que o paciente está com 50% de seu pulmão comprometido. A justiça entendeu que não restavam dúvidas sobre a urgência em realizar o tratamento indicado.

Ao conceder a liminar, o juiz lembrou que, em matéria de saúde, o objetivo é assegurar o direito à vida da parte demandante, sendo que existe risco efetivo ao resultado útil do processo, restando evidente, ainda, o efetivo perigo de agravamento da saúde da parte.

Se descumprir a medida liminar, o plano de saúde pode ser penalizado com pagamento de multa diária de R$ 1 mil. “Cabe ressaltar que não pode ser alegada carência em casos de urgência e emergência”, lembra o advogado Yuri Lobão, representante do paciente.

Hapvida

A Assessoria de Imprensa do Hap Vida informou que plano irá cumprir a determinação judicial.

Fonte: Assessoria de Imprensa