SE registra 3º caso de idoso que recebeu doses de vacina diferentes

SE registra 3º caso de idoso que recebeu doses de vacina diferentes

abril 24, 2021 Off Por JJ

Já são três idosos sendo acompanhado pela UFS após receber doses diferentes da vacina contra covid-19 (Foto: Marcelle Cristinne)

Mais um caso de aplicação em idoso de doses da vacina contra a covid-19 de laboratórios diferentes foi registrado em Sergipe. Desta vez, o caso aconteceu no município de Riachão do Dantas com um idoso de 80 anos.

De acordo com professor Lysandro Borges, do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da UFS, esse é o terceiro caso que a universidade está acompanhando. O primeiro caso aconteceu com uma idosa de 75 anos em Aracaju, no dia 6 de abril, e o segundo caso foi registrado no dia 10 no município, em Aquidabã com um idoso de 90 anos.

Os três idosos receberam a primeira dose da vacina contra covid-19 de um laboratório e ao retornar para tomar a segunda dose, receberam o imunizante de outro fabricante. A recomendação do Ministério da Saúde é que as duas doses aplicadas sejam do mesmo laboratório, já que não há estudos que comprovem a eficácia da vacina sendo aplicada com doses de laboratórios diferentes.

Os idosos estão sendo acompanhados pela UFS. O acompanhamento será feito pela produção de anticorpos neutralizantes induzidos pela vacina. Os municípios também devem acompanhar e prestar assistência avaliando os sintomas nos idosos, caso ocorram.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) explicou que os casos de aplicação de doses diferentes da vacina contra covid-19 são notificados pelos municípios ao Ministério da Saúde e destacou que já emitiu recomendação aos municípios.

“A Secretaria de Estado da Saúde alerta que indivíduos que iniciaram a vacinação contra a covid-19 deverão completar o esquema com a mesma vacina. Indivíduos que, por ventura, venham a ser vacinados de maneira inadvertida com 2 vacinas diferentes deverão ser notificados como um erro de imunização no e-SUS Notifica (https://notifica.saude.gov.br) e serem acompanhados com relação ao desenvolvimento de eventos adversos e falhas vacinais. Esses indivíduos não poderão ser considerados como devidamente imunizados, no entanto, neste momento, não se recomenda a administração de doses adicionais de vacinas COVID-19”, diz a nota da SES.

Por Karla Pinheiro