BC lança ferramenta com consulta ampliada de dados sobre operações de crédito
abril 24, 2021SÃO PAULO – O Banco Central disponibilizou em seu site o Painel de Operações de Crédito – SCR.data, uma ferramenta que permite acessar dados do Sistema de Informações de Créditos (SCR) agrupados em diferentes dimensões.
A nova página apresenta gráficos dinâmicos com informações sobre a evolução da carteira de crédito, da inadimplência e dos ativos problemáticos de acordo com o tipo de cliente (se pessoa física ou jurídica), a modalidade de crédito, a unidade da federação, a origem de recursos e o indexador das operações.
É possível filtrar ainda as informações de acordo com a natureza da ocupação (no caso de pessoas físicas), a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE (no caso de pessoas jurídicas), além do porte (micro, pequena, média ou grande empresa) ou rendimento dos clientes.
Pela ferramenta, é possível saber, por exemplo, que os MEIs – ou microempreendedores individuais – representam a categoria que teve o maior crescimento na carteira de financiamento habitacional para pessoas físicas nos últimos cinco anos.
O estoque de financiamento habitacional para MEIs passou de R$ 2,7 bilhões em fevereiro de 2016 para R$ 9,2 bilhões em fevereiro de 2021. Os dados são apresentados no formato gráfico e também podem ser baixados pelo usuário.
As mesmas informações estão disponíveis para download a partir do Portal de Dados Abertos do Banco Central. Lá, além das informações presentes no Painel, os dados incluem o segmento e o tipo da instituição financeira que gerou o crédito e os CNAEs são apresentados no nível mais detalhado possível.
Ao total, estão sendo disponibilizadas mais de 700 mil séries mensais, compreendendo informações a partir de junho de 2012.
“Essa iniciativa do Banco Central busca fornecer aos participantes de mercado, à academia, à imprensa e à sociedade em geral informações relevantes sobre a dinâmica do crédito nas suas mais variadas dimensões e está alinhada com a Agenda BC#, em sua dimensão Transparência, e com o princípio da transparência ativa da Lei de Acesso à Informação”, informa o BC em nota.