Seduc prepara retorno às aulas remotas para assegurar cuidados

Seduc prepara retorno às aulas remotas para assegurar cuidados

março 15, 2021 Off Por JJ

colhimento socioemocional, diretrizes de biosseguranças já disponibilizadas online e infraestrutura para o ensino híbrido são algumas das medidas tomadas pela Seduc. (Foto: Ascom/Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Projetos Escolares em Direitos Humanos (SEPEDH), vinculado ao Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), entre outros setores da Seduc, está reunindo esforços a fim de realizar o retorno das aulas remotas com acolhimento socioemocional pautado na segurança e cuidado com o outro, a partir do dia 22 de março para a comunidade escolar da Rede Pública Estadual de Educação.

A primeira etapa do acolhimento socioemocional aconteceu nesta quinta-feira,11, às 10h, e com transmissão de um webinar pelo canal do YouTube Educação Sergipe e pode ser visto no link: https://www.youtube.com/channel/UC3n580TWuleP3xRbUwxtZcA. O webinar intitulado “Acolhimento Socioemocional na Escola: Caminhos e Possibilidades”  promoveu um encontro remoto com profissionais das áreas da Saúde, Direito, Educação, Pedagogia e Psicologia, que serviu para debater e refletir as relações socioemocionais na escola, neste momento em que há um distanciamento físico e sobrecarga de efeitos físicos e mentais em decorrência da pandemia.

O concurso de redação e vídeos sob o tema “Um cuida do outro”, que acontecerá em parceria com o Ministério Público do Estado (MPSE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), irá movimentar a zona criativa dos estudantes. Eles terão que produzir vídeos e redações que traduzam as recomendações do protocolo sanitário de retorno às atividades presenciais, com o olhar e linguagem próprios, no intuito de cultivar um ambiente escolar seguro e acolhedor no momento da retomada das aulas.

Como resultado do concurso, o MPSE e o MPT doou para a premiação um kit contendo 12 smartphones e 12 iluminadores com tripé, equipamentos que deverão ser destinados para que alunos e professores da rede estadual utilizem no projeto “Escola Mais Segura: um cuida do outro”, o primeiro concurso audiovisual e literário da rede estadual de educação que será lançado pela Seduc.

No que tange a mediação escolar, a necessidade de um ambiente harmonioso e um bom clima escolar na construção de uma cultura de paz, o SEPEDH realizou em fevereiro o webinar “Cultura de Paz no ambiente escolar”, para introduzir o tema em meio à comunidade escolar que se prepara para o retorno das aulas, e que seguirá com novas edições durante o ano letivo.

Segundo Adriane Damascena, diretora do SEPEDH, a educação tem se tornado um desafio extraordinário tanto para quem oferta, quanto para quem recebe, o que significa dizer que todos os departamentos da seduc se voltam com a atenção focada em como é possível acolher a todos e reiniciar o ano letivo em 2021. Também estão sendo ofertadas todas as diretrizes de segurança e de infraestrutura para que as escolas continuem o ensino híbrido, com disponibilidade dos pais autorizarem ou não o estudo presencial quando as escolares retornarem às aulas presenciais.

“Nesse sentido, o acolhimento deve ser feito porque as pessoas estão em isolamento a muito tempo e é preciso ficar atento que quando houver o retorno presencial os jovens e as crianças precisam ser acolhidos pela escola. Esse acolhimento está pautado nos protocolos de segurança. Para poder acolher é preciso cuidar e para cuidar é necessário seguir os protocolos de segurança, e a partir daí estabelecer práticas que sejam de seguridade e cuidado”, pontuou a diretora Adriane.

Fonte: Ascom/SEDUC