Após motor explodir em voo, Boeing recomenda suspender algumas aeronaves 777; agência americana investiga

Após motor explodir em voo, Boeing recomenda suspender algumas aeronaves 777; agência americana investiga

fevereiro 22, 2021 Off Por JJ

(Reprodução/Youtube)

SÃO PAULO – No último sábado (20), um voo da United que ia de Denver (Colorado, Estados Unidos) para Honolulu (Havaí, EUA) teve que ser interrompido às pressas. Uma das turbinas do avião, de modelo Boeing 777, falhou durante o voo, pegou fogo e explodiu.

Após o incidente, a Boeing recomendou que o uso dos modelos 777 seja suspenso em todo mundo. Durante o voo da United, o motor que explodiu era do modelo Pratt & Whitney PW4000.

Como apurou a mídia americana durante o final de semana, esse tipo de turbina só está presente em frotas nos EUA, Japão e Canadá. A United é a única aérea americana que tem aeronaves com o Pratt & Whitney PW4000.

Ainda não há conclusões sobre o que pode ter causado o acidente com o motor. Especialistas em segurança da aviação entrevistados pela agência de notícias Associated Press disseram que o avião parece ter sofrido de uma falha de motor “incontida e catastrófica”, sem determinar suas causas.

Administração Federal de Aviação exige inspeções extras

No dia seguinte ao acidente, a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos, agência federal responsável por regulamentar a aviação civil no país, ordenou uma série de inspeções extras em algumas das aeronaves 777.

Antes mesmo da suspensão dos voos desses modelos pela própria Boeing, a FAA já afirmava que tal ordem de inspeção significaria uma possível retirada dos modelos de circulação. Ainda segundo um diretor da agência, as inspeções seriam realizadas apenas nos aviões que utilizassem o mesmo motor do acidente – o Pratt & Whitney PW4000.

“Depois de consultar minha equipe de especialistas em segurança da aviação sobre a falha de ontem no motor de um avião Boeing 777 em Denver, eu os instruí a emitir uma Diretriz de Aeronavegabilidade de Emergência, que exige inspeções imediatas ou intensificadas de aviões Boeing 777 equipados com certos motores Pratt & Whitney PW4000”, afirmou no domingo (21) Steve Dickson, diretor da FAA, por meio do seu perfil oficial no Twitter.

Ao falar sobre a possível falha técnica que ocasionou o acidente, Dickson disse que uma revisão preliminar dos dados de segurança apontou a necessidade de verificações adicionais na hélice do ventilador do motor a jato.

Segundo informações da agência de notícias AFP, o diretor também acrescentou que funcionários da FAA se reuniram com representantes da Pratt & Whitney e da Boeing no domingo à noite para tratar de detalhes do ocorrido.

 

O InfoMoney vai premiar, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os gestores de fundos de ações, multimercados, renda fixa e de fundos imobiliários que conseguiram entregar aos investidores retornos com consistência nos últimos três anos.

Para participar do evento, conferir os vencedores, ser avisado sobre a agenda e receber posteriormente um compilado com as melhores recomendações de investimento debatidas nos painéis, deixe seu e-mail abaixo:

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quem são e como investem os melhores fundos de investimento do país: