Para gestora Julius Baer, correção no preço da prata indica limite da força dos investidores de varejo
fevereiro 3, 2021SÃO PAULO – Após provocar furor no mercado com a valorização das ações da GameStop, a força dos investidores pessoa física reunidos na plataforma Reddit para inflar os preços de determinados ativos parece começar a perder parte do seu fôlego.
Ao menos é essa a avaliação de Carsten Menke, estrategista de commodities da gestora Julius Baer, que aponta a queda de aproximadamente 10% nos preços da prata, desde os picos alcançados na segunda-feira, como exemplo.
Segundo o especialista, que também é o responsável por uma área de pesquisas da gestora chamada “Next Generation”, que busca teses estruturais de crescimento no mercado, a correção do metal foi influenciada principalmente pelo aumento da exigência de garantias (margem) pelas bolsas globais junto aos investidores, de modo a garantir a liquidação dos contratos futuros da prata. Esse tipo de cobrança, explica Menke, normalmente aumenta quando a volatilidade também sobe, e vice-versa.
“A forte reação da prata ao aumento da margem sugere que o rali da Reddit foi impulsionado principalmente por especuladores de curto prazo que saíram do mercado novamente, em vez de investidores de longo prazo”, escreve o estrategista do Julius Baer, em relatório.
A forte correção dos últimos dias, prossegue Menke, corrobora a visão da gestora de que não há uma grande posição vendida (que aposta na queda) no mercado de prata, e de que o ativo, portanto, provavelmente não estará sob forte pressão exercida na ponta contrária pelos investidores pessoa física, como no caso da GameStop.
Saiba mais:
• Goldman Sachs: prata segue como metal preferido, apesar de pressões no mercado
A queda de aproximadamente 2% do ouro desde o fim da semana passada também pesou para o recuo da prata, diz o especialista, em um ambiente de valorização recente do dólar e aumento dos rendimentos reais dos títulos públicos dos Estados Unidos.
Em um horizonte maior de tempo, a visão do Julius Baer é de que os preços do ouro devem continuar em uma gradual trajetória de baixa, em meio à retomada no nível da atividade projetada à frente.
“É improvável que a prata desafie a gravidade do ouro, e os preços devem se mover em sincronia, exceto quaisquer picos especulativos de curto prazo, como o dos últimos dias”, escreve Menke.
Profissão Broker: série do InfoMoney mostra como entrar para uma das profissões mais estimulantes e bem remuneradas do mercado financeiro em 2021. Clique aqui para assistir