Parceria entre CAPES e UEMA abre 50 mil vagas para ensino virtual

Parceria entre CAPES e UEMA abre 50 mil vagas para ensino virtual

fevereiro 2, 2021 Off Por JJ

Interessados podem se inscrever através do site. Ao concluírem as capacitações, os participantes receberão um certificado da CAPES e da UEMA (Foto: Agência Educa Mais Brasil)

Entre os dias 01 e 26 de fevereiro, professores da educação básica e alunos de licenciatura podem se inscrever em uma das 50 mil vagas para capacitação on-line e gratuita sobre ensino virtual. As vagas são ofertadas em uma parceria entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Interessados podem se inscrever através do site. Ao concluírem as capacitações, os participantes receberão um certificado da CAPES e da UEMA. Os temas oferecidos aos participantes são: Como Produzir Videoaulas, Mediação em Educação a Distância (EAD), Desenho Didático para o Ensino On-line, Multimeios em Educação e Psicologia na Educação.

A capacitação foi pensada para apoiar os educadores no uso das ferramentas on-line em sala de aula. As técnicas aprendidas poderão ser aplicadas tanto nas aulas virtuais, durante a pandemia de COVID-19, quanto no retorno ao ensino presencial.

As aulas serão divididas por módulos. No primeiro, serão ensinadas técnicas básicas para produção, planejamento e construção de aulas em vídeo. No segundo, serão apresentadas características que envolvem a tutoria na educação a distância através da Mediação em EAD. Com o tema Desenho Didático para o Ensino On-line, a terceira formação vai ensinar os participantes a planejar e mediar os instrumentos avaliativos na educação virtual.

O módulo Multimeios em Educação vai mostrar formas de inovar no uso de tecnologias na educação. Nele, os participantes aprenderão a instigar e melhorar a aprendizagem. Em Psicologia na Educação, último curso do conjunto, os educadores conhecerão a evolução histórica da psicologia e identificarão alguns dos seus principais conceitos, aplicando-os em suas atividades.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil