Por que a emissão de bonds do Japão por Warren Buffett é mau sinal para as ações?
abril 20, 2020Em agosto do ano passado, escrevi um artigo (leia aqui) no qual comentava sobre os investimentos (ou a falta deles) por parte do maior investidor da atualidade: Warren Buffett.
Na época, comentei que deveríamos seguir não as palavras, mas as atitudes de Buffett, que não havia feito nenhuma compra substancial nos últimos anos e estava com uma posição em caixa recorde, com mais de US$ 120 bilhões.
Como já disse algumas vezes, a paciência é uma característica importantíssima para um bom investidor e, na minha opinião, a melhor estratégia é a que Howard Marks chama de oportunismo paciente, ou seja, esperar por barganhas.
Depois do crash na bolsa brasileira e das quedas no mundo inteiro, será que chegamos nesse momento?
Pois bem, vale a pena olhar mais uma vez para Buffett para ver o que o lendário investidor está fazendo. A resposta, imagino, surpreenderá muitas pessoas. Buffett ainda não anunciou nenhuma compra substancial e realizou algumas vendas, coisa que não é muito normal. Charlie Munger, o vice-chairman da empresa, falou à Bloomberg no final de semana e confirmou que a Berkshire Hathaway ainda está preservando o caixa.
A Berkshire Hathaway diminuiu sua exposição na Delta e na Southwest Airlines, mesmo após a queda abrupta de suas ações. Mas uma coisa me chamou a atenção: a Berkshire Hathaway emitiu quase US$ 2 bilhões em bonds denominados em ienes.
Buffett poderia ter emitido esses bonds facilmente nos EUA ou Europa, então por que os emitiu no Japão? Na minha opinião, isso é uma clara demonstração do que Buffett espera que o iene japonês se desvalorize em relação ao dólar, o que faria essa dívida ficar ainda mais barata – além, é claro, da volta da inflação.
O dólar está ficando mais forte com relação a todas as moedas do mundo, especialmente moedas de mercados emergentes. Há uma posição short em dólar no mercado de eurodólares (quem tiver alguma dúvida sobre o que é esse mercado, ouça aqui um podcast com uma sumidade no setor, Jeff Snider) e acredito que Buffett saiba muito bem disso e esteja se aproveitando do fato.
Quem seguiu as “recomendações” de Buffett ano passado se deu bem. Será que dessa vez será diferente?