As novas doses da vacina CoronaVac, que chegaram a Sergipe na última segunda-feira, 25, ficarão armazenadas na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e só serão encaminhadas aos municípios que concluíram a vacinação das primeiras doses da imunizante do Instituto Butantan, e que cadastraram as pessoas imunizadas no sistema do Ministério da Saúde. Os profissionais da saúde continuam sendo priorizados nesta etapa do plano de vacinação. Ao todo foram 8.800 doses recebidas.
De acordo com a SES, houve um atraso no sistema nacional, mas ontem, o Ministério da Saúde liberou o sistema para que os municípios possam cadastrar as informações da cobertura vacinal. Ainda segundo a SES, os municípios precisam fazer o registro individual de cada pessoa vacinada.
Só os municípios que já concluíram a vacinação da CoronaVac e que cadastrarem no sistema, é que receberão de imediato novas doses da vacina CoronaVac. De acordo com a SES, a distribuição será gradual e à medida que forem cumpridos os protocolos por cada município.
A pasta informa que muitas secretarias municipais ainda faltam vacinar um quantitativo grande de profissionais, e que a medida adotada para distribuição das novas doses da vacina é para que não haja desperdício, e para garantir que não falte e nem que tenha confusão relacionada a aplicação das doses.
Por Karla Pinheiro