Tesouro Direto: prêmios dos títulos públicos têm altas expressivas nesta segunda-feira

Tesouro Direto: prêmios dos títulos públicos têm altas expressivas nesta segunda-feira

janeiro 11, 2021 Off Por JJ

SÃO PAULO – As taxas dos títulos públicos negociados pelo programa Tesouro Direto operam em forte alta nesta segunda-feira, em uma sessão marcada pelo sentimento de maior aversão ao risco dos investidores.

As consequências da invasão ao congresso dos Estados Unidos na semana passada, bem como o aumento nas mortes pela Covid-19, contribuem para o mau humor que predomina neste início de semana.

No Tesouro Direto, o título prefixado com vencimento em 2026 pagava uma taxa anual de 7,05% nesta manhã, ante 6,86% na tarde de sexta-feira (8). O juro pago pelo Tesouro Prefixado com juros semestrais 2031, por sua vez, subia de 7,45% para 7,59% ao ano.

Já entre os indexados à inflação, o prêmio do papel com vencimento em 2026 avançava de 2,55% para 2,64% ao ano. Já a taxa oferecida pelo mesmo papel com prazo em 2045 era de 3,62%, contra 3,55% anteriormente.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta segunda-feira (11):

TD-11.01.jpg (906×580)

Fonte: Tesouro Direto

Cena global

O noticiário político americano divide a atenção dos investidores nesta segunda-feira com o avanço da Covid-19 na Europa e as consequentes medidas restritivas, que tendem a retardar a retomada da economia.

Nos Estados Unidos, a mandatária da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que iniciará um processo de impeachment contra Donald Trump se o vice-presidente Mike Pence não ativar a 25ª emenda da Constituição para declará-lo incapaz de exercer o cargo.

Esse trecho da carta magna americana prevê a destituição do presidente caso o vice e a metade dos ministros assinem uma declaração que atestem sua incapacidade de continuar no comando do país.

De acordo com Pelosi, a Câmara dos Representantes apresentará hoje (11) uma resolução pedindo para Pence ativar a 25ª emenda e dará ao vice-presidente 24 horas para responder. Se ele rejeitar a solicitação, a Câmara, controlada pelo Partido Democrata, iniciará o processo de impeachment.

“A pessoa que lidera o poder Executivo é um presidente perturbado, desequilibrado e perigoso. Ainda temos alguns dias até estarmos protegidos dele, mas ele fez algo tão sério que deve haver processos contra ele”, disse Pelosi ao programa de TV “60 Minutes”.

Na Europa, investidores focam na alta de casos globais de coronavírus, enquanto economias importantes da região buscam acelerar a vacinação de trabalhadores da área de saúde e de idosos.

Na sexta, o Reino Unido voltou a bater seu recorde de novos casos de Covid em um único dia, com 68.053 diagnósticos. Foram registradas 1.325 mortes, também recorde.

Na França, o primeiro-ministro, Jean Castex, afirmou que a vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna deve chegar ao país nesta segunda, de acordo com informações da agência internacional de notícias Reuters.

O governo já vem aplicando o imunizante desenvolvido pela parceria entre Pfizer e BioNTech, mas recebeu críticas pela velocidade do processo de vacinação.

Quadro doméstico

Já no Brasil, o consórcio de veículos de imprensa que sistematiza dados sobre a Covid coletados por secretarias estaduais de Saúde,  divulgou no domingo (10) o avanço da pandemia em 24 horas no país, com forte alta de novos casos e mortes.

A média móvel de mortes em sete dias foi de 1.016, alta de 65% frente o patamar de 14 dias antes, e o maior registro desde 11 de agosto. Em apenas um dia houve 483 mortes.

Na agenda de indicadores, o mercado revisou suas projeções para a Selic e agora vê maior espaço para a alta da taxa básica de juros neste e no próximo ano.

As estimativas apontam para Selic a 3,25% até o fim deste ano (ante 3,00% na última semana) e para 4,75% até dezembro de 2022, contra projeção anterior de 4,50%. Os dados constam do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira (11).

Atualmente, a taxa básica de juros está em 2,00% ao ano. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a primeira do ano, acontece na semana que vem, nos dias 19 e 20 de janeiro.

Ainda entre os indicadores projetados no Focus, as expectativas apontam para inflação de 3,34% em 2021 (ante 3,32% na semana passada) e de 3,20%, em 2022, sem alterações em relação ao levantamento anterior.

PROCURA-SE: Profissionais de todas as formações estão migrando para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Entenda como fazer o mesmo nesta série gratuita do InfoMoney!