PIB da China desaba 6,8% no primeiro trimestre com impacto do coronavírus
abril 17, 2020SÃO PAULO – A economia chinesa teve uma queda de 6,8% no primeiro trimestre de 2020, fortemente impactada pelo surto do novo coronavírus.
O resultado ficou pior que as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, que projetavam um recuo de 6% da atividade da segunda maior economia do mundo neste início de ano.
Esta foi a primeira contração trimestral da China desde 1992, quando teve início a divulgação dos dados do governo local. No quarto trimestre do ano passado, a economia chinesa registrou crescimento de 6%.
A China parou já em janeiro, quando o surto do coronavírus ganhou força no país. Foram implementadas quarentenas em larga escala, paralisando a maior parte da produção da segunda maior economia do mundo.
Entre janeiro e fevereiro, as exportações caíram de forma acentuada em relação ao ano anterior, com grande retração da atividade manufatureira.
No fim de março, o governo chinês começou a retomar as atividades no país, com o trabalho sendo reiniciado em muitas empresas.
Mais informações em breve
Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!