Covid-19: Lacen aguarda posição da Anvisa sobre validade de testes

Covid-19: Lacen aguarda posição da Anvisa sobre validade de testes

dezembro 10, 2020 Off Por JJ

Anvisa autorizou na quarta-feira, 9, ampliação do prazo de validade dos testes  (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta quinta-feira, 10, que aguarda uma notificação oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acerca da nova validade dos testes RT-PCR estocados em Sergipe.

O Estado recebeu, do Ministério da Saúde, em novembro, 4.200 kits com 96 testes cada, totalizando 403.200 testes. Desses, mais de 300 mil ainda estão no estoque da SES com vencimento entre os meses de dezembro e fevereiro de 2021.

No último dia 9, a secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Arnaldo Medeiros, anunciou a Anvisa aprovou a extensão do prazo de validade dos testes RT-PCR estocados pelo Governo Federal. Os testes foram adquiridos em abril pelo Ministério da Saúde, em uma parceria com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), em caráter emergencial, e foram sendo distribuídos em todo o país.

Teste

O RT-PCR é considerado um dos mais eficazes para diagnosticar a covid-19. A coleta é feita por meio de um swab (uma espécie de cotonete aplicado na região nasal do paciente e armazenada em um tubo). Posteriormente, o material é processado para a extração genética. Após essa extração, na última etapa, reagentes apontam se o paciente testou positivo ou não.

Por Karla Pinheiro com informações da Agência Brasil