Covid-19: Hemose registra queda de 50% nas doações de sangue
abril 16, 2020Com o atual cenário de isolamento social, as doações de sangue sentiram os reflexos das medidas mais restritivas. Segundo o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), reduções no número de doadores permanecem em torno de 50%. Em períodos normais, antes da prevalência de vírus, o Hemose realizava uma média diária de 120 a 150 coletas de sangue.
Apesar desse cenário difícil, o Hemose destaca que em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covi-19), reforçou ainda mais suas medidas de segurança, cumprindo os rígidos critérios de coleta de sangue estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Dessa maneira, o Hemose passou a adotar as seguintes medidas:
– Para evitar aglomerações, o Centro de Hemoterapia promoveu a
sinalização dos assentos e poltronas para garantir o distanciamento entre as pessoas;
– Passou a realizar a desinfecção das cadeiras na recepção, sala de espera e sala de coleta de sangue, com álcool 70%;
– Disponibilizou álcool gel para o doador fazer a limpeza das mãos ao entrar e sair na unidade;
– O atendimento as doações de sangue permanecem de porta aberta e pode ser agendado, visando proporcionar mais segurança aos voluntários que se dirigem ao Hemose;
– O serviço de captação ampliou as convocações aos doadores através de contato telefônico, e-mails e mensagens;
– As campanhas estão sendo agendadas com grupo de 10 participantes a cada uma hora para evitar aglomeração de doadores na unidade.
Tipos sanguíneos
Nesse momento em que as pessoas estão em casa, todos os grupos sanguíneos são necessários (O, A, B e AB – positivo e negativo) para manutenção do atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar, que auxilia o tratamento de pacientes oncológicos, com leucemia, aplasias medular, doenças crônicas do sangue, como anemia falciforme, além de cirurgias de grande porte, dentre outras.
Funcionamento
O Hemose permanece com o atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
Para o doador realizar o seu agendamento basta ligar para: 3225-8039 ou 3259-3174.
por João Paulo Schneider