Prefeitura realiza mais de 8 mil testes rápidos em espaços públicos
outubro 21, 2020A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou 8.255 testes rápidos no TesteAju para detecção do novo coronavírus na população. Nesta quarta-feira, 21, o local escolhido foi na Praça Ranulfo Prata, no Bairro Getúlio Vargas.
De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção a Saúde da SMS, Taise Cavalcante, a testagem ocorre duas vezes por semana. “O teste rápido que estamos fazendo avalia o percentual da população que já teve contato com o vírus e já desenvolveu anticorpo. Essas testagens são importantes, pois temos a possibilidade testar mais para avaliar o comportamento do vírus na população”, explica.
A cada ação, são programados 600 testes rápidos IGG/IGM, em espaços públicos não divulgados previamente para evitar aglomeração. Hoje, das 619 pessoas testadas, oito testaram positivo para IGM/IGG, e 27 testaram positivo para IGG, o que indica que essas pessoas estão na fase crônica e convalescente ou já tiveram contato com a doença em algum momento.
Taise enfatizou que quanto maior número de pessoas já tiver sido contaminada, maior a dificuldade de circulação do vírus e reiterou a necessidade dos cuidados sanitários e do distanciamento social. “É importante lembrar que ainda estamos na pandemia, contra um vírus desconhecido. Por isso, devemos continuar usando máscara, higienizando as mãos e fazendo do distanciamento social. A adesão da população aracajuana na realização dos testes rápidos da Covid-19 estava diminuindo, mas nos últimos dias à população retornou as ações”, enfatiza.
Dados
Das 8.255 testadas, 584 testaram positivo para IGM/IGG. Já foram realizadas doze ações em espaços públicos e os locais não são divulgados previamente para evitar aglomeração. Começando pela Praça General Valadão, Praça Hilton Lopes, Mercado Augusto Franco, Terminal Dia, Praça Fausto Cardoso, Mercado augusto Franco, Terminal Maracaju, Ponte do Industrial, e Praça Vereador Osvaldo Mendonça no bairro Bugio, no bairro Santa Maria, na Praça Dom José Thomas, no bairro 18 do Forte, Santa Lúcia, 17 de março, América, e no Bairro Getúlio Vargas.
Resultado
O resultado do teste rápido sai, em média, depois de 20 minutos. Em caso de IGM positivo, o profissional conversa com o paciente e orienta clinicamente sobre o que ele deve fazer. Se a pessoa é totalmente assintomática e não apresentou sintomas graves em semanas anteriores, é aconselhado a respeito da importância do isolamento social e do uso da máscara. Mas caso o paciente apresente sintomas, é encaminhado para uma das Unidades de referência, para ser feito o teste RTC-PR.
Testes RT-PCR
O TestAju, também realiza, nos bairros da capital sergipana, o teste RT-PCR, considerado o padrão ouro para detecção do coronavírus. Para a realização desse trabalho, cerca de 20 profissionais, divididos em quatro equipes, percorrem os bairros da cidade realizando testes na população. A seleção acontece de forma aleatória, através do Agente de Combate às Endemias.
“A metodologia de escolha dos imóveis segue os critérios sanitários já utilizados pelos agentes na realização do LIRAa e, no caso do TestAju, é escolhida uma pessoa por residência para realização do exame. Para quem mora em condomínio, o agente solicita o chamamento de moradores na portaria. Entre os bairros com maiores taxas de infecção, levando em conta apenas os RT-PCR do TestAju, estão Atalaia, Porto Dantas, Industrial, Robalo, José Conrado e Jardins. Já entre os com menores taxam se encontram Capucho, Farolândia, Cirurgia, 13 de Julho, Japãozinho e Suissa”, relata.
Fonte: SMS