Coletânea de livros homenageia os 150 anos do Teatro Atheneu

Coletânea de livros homenageia os 150 anos do Teatro Atheneu

outubro 16, 2020 Off Por JJ

Coletânea de livros em homenagem aos 150 anos do Atheneu será lançada nesta segunda-feira, 19 (Foto: Seduc)

Abrindo a semana celebrativa dos 150 anos do Atheneu Sergipense, atualmente Centro de Excelência Atheneu Sergipense, será lançada na próxima segunda-feira, 19, a coletânea “Uma Casa de Educação Literária”, composta por 10 obras escritas por estudiosos e pesquisadores. O lançamento ocorrerá às 16h, por meio do Google Meet, podendo ser acessado através do link: http://meet.google.com/nya-gaap-rrr

A coletânea foi editada pela Editora Mercado das Letras e organizada pelos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Eva Maria Siqueira Alves, João Paulo Gama Oliveira e Rosemeire Marcedo Costa.

Esse lançamento tem como objetivo analisar a história do sesquicentenário do Centro de Excelência Atheneu Sergipense a partir de diferentes perspectivas. As obras foram financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo a professora Eva Siqueira, diretora do Centro de Educação e Memória Atheneu Sergipense (Cemas), esses primeiros exemplares financiados pela Capes não poderão ser vendidos, e serão distribuídos para a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), bibliotecas e instituições de ensino superior. Ela ressalta que futuramente os livros poderão ser comprados por meio do site da editora.

A professora Eva Siqueira destaca ainda que a produção das obras contou com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Seduc; da Universidade Federal de Sergipe e de outras instituições parceiras. Os livros são compostos por dissertações e teses oriundas de mestrados e doutorados feitos em programas da UFS, e o seu processo de produçao teve início em janeiro deste ano.

“Com o lançamento desta coleção estamos deixando para a comunidade o legado da história do Atheneu Sergipense. Estamos, assim, preservando parte sigificativa da história da educação sergipana. O Atheneu é essa grande instituição que marca a história da educação em nosso Estado, e esta coleção deixa registrados trabalhos que analisam aspectos históricos do Atheneu Sergipense”, disse Eva Siqueira.

Os 10 livros que compõem a coletânea e seus respetivos autores são: Das cadeiras isoladas ao Atheneu Sergipense (Fábio Alves dos Santos), Com a palavra, os alunos (Simone Paixão Rodrigues), De curso de comércio Atheneu Sergipense a Escola Técnica de Comércio (Simone Silva da Fonseca), Os concursos para professores do Atheneu Sergipense: 1938 – 1947 (Suely Cristina Silva Souza), Nas trilhas dos jovens anos escolares (João Paulo Gama Oliveira), Planos de Estudos do Atheneu Sergipense: 1870 – 1931(Eva Maria Siqueira Alves), Sob a lente do discurso (Ana Maria Barbosa dos Santos Santana), O reluzir da ordem e da disciplina (Rosemeire Marcedo Costa), Formação do conceito de fato histórico na cultura ocidental (José Silvério Leite Fontes), e Brício Cardoso (Christianne Gally).

Fonte: Seduc