Prêmios de títulos do Tesouro Direto têm alta nesta quinta-feira

Prêmios de títulos do Tesouro Direto têm alta nesta quinta-feira

outubro 15, 2020 Off Por JJ

(Shutterstock)

SÃO PAULO – As taxas oferecidas pelos títulos públicos negociados via Tesouro Direto apresentam alta na manhã desta quinta-feira (15), em uma sessão de maior aversão ao risco em termos globais.

O papel prefixado com vencimento em 2023 pagava um prêmio anual de 4,78%, ante 4,70% a.a. na tarde de quarta-feira (14). O juro pago pelo mesmo título com prazo em 2026, por sua vez, tinha alta de 7,16% para 7,28% ao ano.

Entre os títulos indexados à inflação, o com vencimento em 2026 pagava uma taxa de 2,88%, frente a 2,81% a.a. anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+2045 subia de 4,06% para 4,12% ao ano.

No Tesouro Selic, a taxa de deságio, que chegou a 0,37% na semana passada, opera praticamente estável hoje. Pela manhã, o papel pagava a variação da Selic acrescida de uma taxa de deságio próxima de 0,19% ao ano, ante 0,20% a.a. ontem.

Confira os preços e as taxas dos títulos públicos nesta quinta-feira (15):

Fonte: Tesouro Direto

Cena doméstica

No mercado local, os investidores monitoram a sinalização da agência de classificação de risco Moody’s de mudar a nota de crédito se o Brasil não retomar o ajuste fiscal em 2021.

“Se o apoio a reformas diminuir, haverá impacto negativo em nosso cenário”, afirmou Samar Maziad, vice-presidente e analista sênior do rating do Brasil na Moody’s Investors Service, acrescentando que o atual rating do país – anunciado em maio – já considerava um aumento da dívida para fazer frente aos gastos extraordinários com a pandemia.

No âmbito político, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a criação de um imposto sobre transações digitais, afirmando que, na prática, “os bancos já cobram uma CPMF hoje”.

Ele usou o termo CPMF, referente à antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira, para se referir ao projeto de imposto sobre transações financeira e pagamentos eletrônicos que deseja implementar.

Segundo ele, as taxas cobradas por transferências, como o TED, são “dez vezes” maiores do que o imposto que deseja estabelecer.

Ainda entre os destaques do dia, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 1,06% no mês de agosto ante julho.

O resultado, que representa o quarto mês de recuperação depois da forte retração da atividade por conta da pandemia de coronavírus, veio abaixo do esperado pelos economistas consultados pela Bloomberg, de alta de 1,70% na comparação mensal.

Quadro internacional

Na cena externa, os investidores seguem repercutindo a frustração com a declaração do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, de que vai ser difícil sair um acordo para o pacote de estímulos à economia americana antes das eleições presidenciais de novembro.

De acordo com o jornal americano The Washington Post, Mnuchin e Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos EUA, concordam em alguns pontos, como a ideia de conceder auxílio de US$ 1.200 à população, mas discordam em temas como: financiamento de auxílio em níveis estadual e local, seguro desemprego e seguridade infantil.

Representantes do próprio partido Republicano no Senado também têm ressalvas à oferta, que consideram alta demais.

Por lá, o número de auxílio-desemprego somou 898 mil novos pedidos na semana passada, acima da mediana das expectativas dos economistas consultados pela Bloomberg, que apontava para 825 mil requisições do benefício no período.

Leia também:
• Expectativa de recuperação econômica precisa ser realista, diz Howard Marks, da Oaktree Capital

Também no radar, o Federal Reserve, o banco central americano, reforçou ontem a sinalização de que pretende manter a taxa de juros próxima a zero até 2023 – ela já está neste nível desde a intensificação da pandemia, em março.

Já na Europa, as cidades de Paris e Londres preparam medidas de restrição, devido ao aumento do número de casos de Covid-19, enquanto os casos diários na Alemanha aumentam em um ritmo mais rápido desde o início da pandemia.

Quer aprender a fazer trades rápidos? Analista disponibiliza treinamento gratuito de scalping por tempo limitado – clique aqui para participar!