Dia Mundial do Alzheimer busca conscientizar sobre a doença
setembro 21, 2020Dados recentes da Organização Mundial da Saúde mostram que a cada três segundos uma pessoa está demente no mundo. Dessa maneira, são totalizados 50 milhões de pessoas acometidas por demência, sendo a mais comum o Alzheimer.
Nesta segunda-feira, 21, é considerado o Dia Mundial de Conscientização da Doença Alzheimer. Com os casos crescentes da doença, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já aponta mais de dois milhões de brasileiros com demência e 60% delas são do tipo Alzheimer. O Ministério da Saúde considera o Alzheimer como um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e de alterações comportamentais.
Maria Suzana Souza, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer/SE (ABRAz) destaca os altos índices da doença. “Os idosos são os mais afetados pela doença, porém, jovens e adultos não estão fora de perigo”, pontua. “É justamente pelo número crescente da doença em todo o mundo que campanhas de conscientização são promovidas com o objetivo de trazer informações sobre o tratamento, sintomas e prevenção. Para que não tenhamos uma população de zumbis, devemos tratar e saber que a doença é responsável por 60% dos casos de demência”, completa.
Por ser considerada uma doença neurodegenerativa, os sintomas mais evidentes são perda de memória, desorientação espacial, apatia e episódios de depressão e agressividade. Segundo a presidente da ABRAz, alguns questionamentos frequentes feitos sobre a doença dizem respeito à existência de prevenção e cura. A resposta vem logo em seguida. Os sinais da doença evoluem com o tempo e não tem cura, mas ela possui prevenção e tratamento. “Existem estudos atuais que comprovam que 20 anos antes a doença já apresenta sinais, por isso, precisamos nos prevenir”, declara Maria Suzana.
Live
Nesta segunda-feira, 21, será realizada pela ABRAz/Sergipe o “Vamos falar sobre demência”, evento online que acontecerá a partir das 19h na plataforma Google Meet, onde haverá debates sobre a Doença de Alzheimer e outros tipos de demência, orientações sobre tratamentos e prevenção.
Por Isabella Vieira e Aisla Vasconcelos