Bolsonaro diz que vai enviar reforma administrativa ao Congresso na quinta-feira
setembro 1, 2020SÃO PAULO – Após reunião com líderes partidários, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou, na manhã desta terça-feira (1), que deverá encaminhar ao Congresso Nacional, na quinta (3), uma proposta de reforma administrativa. O texto vem sendo prometido pelo governo federal há mais de um ano e tem sido cobrado por parlamentares.
Bolsonaro não entrou em detalhes sobre a proposta, mas disse que as novas regras se aplicarão apenas aos futuros ingressantes ao funcionalismo público, não atingindo os atuais servidores – o que pode reduzir as resistências ao debate. “Que fique bem claro: não atingirá nenhum dos atuais servidores, ela se aplicará apenas aos futuros servidores concursados”, disse o mandatário.
No fim do ano passado, Bolsonaro chegou a indicar que encaminharia o tema, mas decidiu aguardar, alegando riscos de a onda de manifestações populares em países vizinhos atingir o Brasil.
Ao lado do presidente, o ministro Paulo Guedes (Economia) disse que a proposta representa mais um passo do governo na direção de uma agenda de reformas. “A reforma administrativa é importante. Não atinge os direitos dos servidores públicos atuais, mas redefine toda a trajetória do serviço público para o futuro”, disse.
mais informações em instantes