As amostras de Covid-19 que chegam ao Laboratório Central de Sergipe (Lacen/SE) estão sendo processadas no mesmo dia pelos técnicos e o resultado divulgado em até 24 horas. De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, a média são de 900 amostras recebidas por dia, e dessas amostras, 75% testam positivo para a Covid-19.
“Fechamos janeiro com uma média de 75% das amostras que chegam ao Lacen para ser analisadas testando positivo para Covid-19. Um número alto de casos positivos e nossa preocupação agora é o carnaval”, enfatiza Cliomar.
Em janeiro o Lacen conseguiu zerar a demanda reprimida que foi acumulada no final de ano passado, mesmo depois que parte dos profissionais que atuam diretamente com as análises da Covid-19, testaram positivo para doença e precisaram se afastar, além de problemas que aconteceu no sistema.
“Conseguimos na segunda semana de janeiro normalizar a demanda reprimida de amostras. Tivemos a nossa capacidade analítica ampliada e com isso conseguimos dar mais celeridade as análises. Hoje recebemos cerca de 900 amostras por dia e nossa capacidade de processamento diária é de até 2 mil amostras”, explica Cliomar.
Por Karla Pinheiro